ABV assume controle total de Viracopos. Figura do superintendente de aeroporto é modificada e Clovis Moreira assume novo cargo de Autoridade Aeroportuária

Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) assumiu controle total do aeroporto campineiro. Carlos Alcântara deixará o cargo atual de superintendente e seguirá na nova cocessionária, agora conduzido ao posto de Assessor de Relações Institucionais da Presidência. Clovis Moreira, que já esteve na função de Superintendente do aeroporto campineiro, assumirá a função de Autoridade Aeroportuária, cujo objetivo principal é o de coordenar ao lado de todos agentes intervenientes visando o pleno funcionamento do aeroporto

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) assumiu o controle total do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, nesta quinta-feira, dia 14/02/2103. Este é um momento histórico para o país, que experimentará, pela primeira vez, a gestão privada de um grande aeroporto – hoje o sétimo do País em passageiros e o segundo em carga aérea.

A empresa iniciou a atuação no terminal aéreo em 13 de agosto do ano passado, em parceria com a Infraero. A partir de agora, a estatal não tem mais participação na administração de Viracopos. Além da gestão, a concessionária é responsável pelo processo de ampliação do aeroporto. A primeira fase das obras já está em andamento e deve ser concluída até a metade do ano que vem. Essa etapa prevê aumento de 4 milhões para 14 milhões na capacidade de passageiros por ano. Nesta etapa estão previstos investimentos na casa de R$ 2 bi. Para o diretor-presidente da concessionária, Luiz Küster, a transição total é o primeiro passo para o terminal de Campinas se tornar referência. “Viracopos é o primeiro aeroporto do Brasil com operação 100% da iniciativa privada e está trazendo um novo paradigma para a questão aeroportuária do país. Eu não tenho dúvida de que ele será o melhor e maior aeroporto da América Latina. Ao longo de 2013, as pessoas que trabalham em Viracopos ou usufruem de seus serviços vão acompanhar de perto uma revolução contínua na paisagem do aeroporto, com o avanço dessas obras”.

Novidades – Clovis Moreira retorna à função semelhante que ocupou entre os anos de 2006 e 2009, quando esteve a frente da Superintendência de Viracopos. Ele chega com o novo cargo de Autoridade Aeroportuária de Viracopos. Na prática, esta nova função, criada pela presidenta Dilma, através do CONAERO, tem o objetivo de unir os esforços de todos os órgãos do aeroporto, visando seu pleno e eficaz funcionamento, tanto em cargas quanto em passageiros. Carlos Alcântara deixará o cargo atual que será extinto, mas segue na nova concessionária, agora conduzido ao posto de Assessor de Relações Institucionais da Presidência da ABV. Alcântara carrega em seu currículo quase 30 anos na Infraero com passagens em Congonhas, São José dos Campos, Guarulhos e Viracopos, sendo que neste último contribuiu significativamente para grandes avanços na área de carga aérea do Aeroporto e, mais recentemente, no apoio ao sucesso da transição da estatal para a iniciativa privada.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *