ABV divulga parcial e ANVISA caminha para cumprir previsão de zerar fila de cargas em Viracopos

CARGA VCP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez uma promessa à concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) que até a sexta-feira (18) iria zerar o estoque de mercadorias que estavam paradas nas câmaras frigoríficas do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Conforme apurou o Portal LogNews, até o fechamento da edição, nesta sexta-feira dia 18/03, às 10h40min., de acordo com a ABV – Aeroportos Brasil Viracopos – ainda estão armazenadas 164 toneladas de carga, frente a 420 toneladas no início do processo. A expectativa é de que até o final do dia, as cargas estejam próximas da meta. Hoje a liberação está em 20 dias, diante de 71 dias atingidos no auge da crise. A meta ideal é de 05 dias.

Para atingir esse objetivo, que será cumprido, o órgão federal quase triplicou o número de servidores que fazem uma força-tarefa no terminal. Até a semana passada, eram três pessoas. Desde segunda, são oito funcionários.

Além de atender ao pedido da concessionária e de importadores, a Anvisa também poderá cumprir a decisão liminar concedida pelo juiz da 8ª Vara Federal de Campinas, Raul Mariano, que determinou a liberação de novas cargas em cinco dias e um plano de ações para esvaziar o estoque parado há meses em Viracopos. Até o último domingo (13), o prazo de liberação ainda estava em 50 dias. Já foi pior. No início de fevereiro, chegou há mais de 70 dias. Na manhã desta sexta-feira, dia 18/03, já estava em 20 dias.

Na semana passada, o diretor de Controle e Monitoramento Sanitários (Dimon) da Anvisa, José Carlos Moutinho, visitou o aeroporto e se reuniu com a direção da concessionária. Na conversa, ele garantiu que a agência vai manter forças-tarefas constantes até que os prazos de liberação fiquem dentro da normalidade, de no máximo cinco dias. Na semana passada, o órgão federal lançou um edital para transferência de servidores para Campinas. O posto deve ganhar um reforço de dez funcionários.

O assessor de Assuntos Institucionais de Viracopos, Carlos Alberto Alcântara, afirmou que as medidas anunciadas até agora pela Anvisa são importantes para amenizar a situação atual de caos no terminal. “O reforço do quadro de funcionários com dez novos servidores vai atender a lacuna atual. Porém, não vai adiantar nada se a agência não repor os postos de servidores que se aposentarem futuramente. A falta de servidores que levou o caos ao aeroporto aconteceu justamente porque muitos trabalhadores se aposentaram e as vagas não foram repostas”, afirmou.

Ele disse que a expectativa da concessionária é que em 90 dias os novos servidores já estejam trabalhando em Viracopos. “Enquanto não vier o reforço, a Anvisa garantiu que vai manter mutirões de fiscais para que a liberação seja agilizada. Na última semana, a força-tarefa tinha três servidores. A partir da última segunda-feira (14), subiu para oito servidores”, concluiu. 

Redação – Com informações da RAC e ABV