Aeroporto de Campinas é o mais bem avaliado, e Guarulhos fica em último

Entraram na avaliação as 12 cidades-sede da Copa, além de Campinas.
Pesquisa ouviu 18.213 passageiros no quarto trimestre de 2013.

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado do país no quarto trimestre de 2013, de acordo com o resultado de uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (5) pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e que tem como base a opinião de passageiros. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, mais movimentado do Brasil, teve a pior avaliação.

A pesquisa ouviu 18.213 pessoas, em 15 aeroportos do país, entre outubro e dezembro do ano passado. Desse total, 12.238 entrevistas foram feitas com passageiros que estavam em salas de embarque para voos domésticos e, outras 5.975, em salas de embarque para voos internacionais. Entre os aeroportos avaliados estão os das 12 cidades-sede de jogos da Copa, além do de Campinas – São Paulo e Rio têm dois aeroportos avaliados cada.

Aos entrevistados nesses terminais foi pedido que dessem nota de 1 a 5, sendo 5 a melhor possível, para 40 indicadores, entre eles atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in, rigor na inspeção de segurança, tempo de espera na fila de check-in eletrônico, limpeza geral, limpeza dos banheiros, integridade das bagagens após restituição e custo de estacionamento.

O aeroporto de Campinas foi o que recebeu a melhor nota média geral no quarto trimestre do ano passado: 4,12. O aeroporto foi leiloado pelo governo federal em fevereiro de 2012, junto com os de Guarulhos e Brasília, e está sob concessão, administrado pelo consórcio aeroportos Brasil.

Em segundo lugar na pesquisa ficou o aeroporto de Curitiba, com nota média de 4,07. Em terceiro lugar, o de Natal, com 4,06. Na sequencia estão os aeroportos de Congonhas, em São Paulo (4), Recife (3,97), Confins, em Minas Gerais (3,96), Galeão, no Rio (3,92), Fortaleza (3,88), Santos Dumont, no Rio (3,83), Salvador (3,79), Porto Alegre (3,74) e Manaus (3,59).

Os três aeroportos com as piores avaliações foram os de Brasília (3,55), Cuiabá (3,43) e de Cumbica, em Guarulhos (3,31). Brasília e Guarulhos também foram leiloados pelo governo e estão sob concessão, administrados por empresas privadas.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse que o governo espera que a pesquisa, e a “reclamação insistente dos clientes dos aeroportos”, sirvam de referência para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos passageiros.

Sobre o aeroporto de Guarulhos, mais movimentado do país e último colocado na pesquisa, o ministro disse ainda que criou um grupo de trabalho envolvendo o consórcio que o administra, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), para “enfrentar as dificuldades” e levar o aeroporto a melhorar a sua avaliação.

Principais reclamações – Dos 40 itens avaliados pelos passageiros ouvidos na pesquisa, o que teve a pior nota geral, ou seja, na média dos 15 aeroportos, foi o valor da alimentação (2,16). O valor dos produtos comerciais, com nota 2,38, e o custo do estacionamento, com nota 2,89, completam a lista das três principais reclamações dos clientes nos aeroportos.

Na outra ponta, o item mais bem avaliado pelos passageiros foi o atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in das empresas aéreas: 4,38. Ele é seguido pelo rigor na inspeção de segurança (4,34) e eficiência dos funcionários no check-in (4,34).

 

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