Aeroporto de São José dos Campos encerra operações de carga internacional

novo sjcA Infraero confirmou com exclusividade ao Portal GPA LogNews, em “NOTA” através de sua Assessoria de Imprensa, que o Aeroporto de São José dos Campos não estará mais apto a operar carga aérea internacional, a partir do fim de agosto.

A data estimada para o encerramento das atividades internacionais do Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto de São José dos Campos (SP), caso não exista decisão contrária, será de protocolar à Receita Federal do Brasil (RFB) no fim de agosto o pedido de desalfandegamento. A “NOTA” ressalta, porém, que é “importante destacar, todavia, que o terminal não será fechado, uma vez que continuará operando com carga nacional”.

A decisão pelo encerramento das atividades internacionais do Teca do Aeroporto de São José dos Campos foi tomada pela Diretoria Executiva da Infraero após vários estudos técnico-financeiros realizados pela Superintendência de Negócios em Logística, onde se percebeu que a manutenção da atividade da carga internacional no Teca não teria êxito em se tornar superavitária em médio prazo, mesmo com tentativas de captação de cargas. Cabe salientar que a atividade vinha apresentando resultados negativos nos últimos anos, sendo tal operação deficitária suportada pela Infraero.

O processo de encerramento é realizado em várias fases, onde todos os envolvidos na atividade, como órgãos anuentes, importadores, exportadores, federação da indústria, agentes intervenientes e governo local, são informados do encerramento das atividades antecipadamente para adequarem suas operações.

Foto: Foto: Tião Martins/PMSJC)