Aeroportos concedidos investirão mais até 2014

Segundo o ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, as concessionárias estão investindo mais do que a obrigação do caderno de encargos

As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Viracopos (SP) deverão investir, até a Copa do Mundo de 2014, mais do que foi exigido delas nos contratos de concessão, disse nesta quarta-feira o ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. “Todas elas estão investindo mais do que as obrigações do caderno de encargos”, disse, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, somente em Guarulhos, o consórcio formado pela Invepar e a sul-africana Acsa está projetando, para a Copa, erguer um terminal com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano, ante os 7 milhões de ampliação exigidos pelo governo. Segundo ainda o ministro, as obras deste terminal devem começar ainda neste semestre.

No caso de Viracopos, o ministro disse que os vencedores, o consórcio Aeroportos Brasil, deverão ampliar a capacidade, em 14 milhões de passageiros anuais até a Copa, ante os 5,5 milhões exigidos.

Em Brasília, a expansão até a Copa a ser feita pelo grupo formado por Infravix e Corporación América deve ser de 8 milhões de passageiros por ano, quatro vezes mais do que a previsão inicial, segundo Bittencourt.

O ministro, porém, não informou quanto essas expansões maiores representam em termos de valores.

Novas concessões – Durante a audiência, o ministro disse que o governo ainda não chegou a uma decisão sobre quais serão os próximos aeroportos a serem concedidos à iniciativa privada. “Se será feita concessão, existe hoje uma discussão no governo sobre quais aeroportos seriam, mas não existe nenhuma decisão, nem dos aeroportos e nem do modelo”, disse Bittencourt.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *