Ajustes debatidos nas COLFACS colaboraram para reduzir mais de 70% nos tempos médios do despacho aduaneiro em Viracopos

“Crescimento médio de 27,5% na carga internacional” também foi destacado no Editorial de Fabiano Coelho, Delegado da Alfândega da RFB no aeroporto

A missão de promover a facilitação comercial, ao mesmo tempo em que se assegura o correto cumprimento da legislação por parte de todos os intervenientes aduaneiros, envolve a revisão e aperfeiçoamento de procedimentos logísticos e práticas de controle que, em alguns casos, vigoram há bastante tempo. Ao longo dos últimos dois anos, temos trazido à discussão na Comissão Local de Facilitação de Comércio (Colfac) de Viracopos um conjunto importante de mudanças e alterações procedimentais que nos proporcionaram reduções de mais de 70% nos tempos médios de despacho aduaneiro e de mais de 50% nos tempos médios totais de permanência das mercadorias em zona primária, ao mesmo tempo em que o nível de proteção à sociedade se eleva e a arrecadação induzida segue batendo recordes. Diversos questionamentos surgem em relação às mudanças e, num processo que se pretende colaborativo e bem-sucedido, é preciso prestar muita atenção às vozes dissonantes. Embora não seja tarefa simples, precisamos buscar contemplar as demandas daqueles que apresentam restrições e procurar entender suas dificuldades. Por outro lado, tenhamos em mente que o principal objetivo do processo não é atender às necessidades e interesses de determinados intervenientes, sejam públicos ou privados, mas sim o de viabilizar condições para um comércio exterior cada vez mais ágil, seguro e, consequentemente, competitivo. Fazer do Aeroporto Internacional de Viracopos uma referência de comércio exterior ágil e seguro tem sido o principal objetivo de nossa Comissão Local de Facilitação de Comércio e isso beneficia, de forma direta ou indireta, todos os intervenientes”. Este foi o texto de abertura do Editorial do Informativo Colfac – 2º quadrimestre / 2021, assinado por Fabiano Coelho, Delegado da Alfândega do Aeroporto de Viracopos/Campinas (SP).

 

Crescimento de 25% em DI e 30% na DE – A quantidade de Declarações de Importação (DI) registradas em Viracopos nos últimos 12 meses foi de mais de 406 mil DI, o que representa um crescimento de mais de 25% em relação ao volume de dois anos atrás. Em relação às exportações houve um crescimento de cerca de 30%, atingiu-se 185 mil operações no mesmo período. São 70 mil operações de importação e 45 mil operações de exportação a mais, ou seja, 115 mil novos negócios para importadores, exportadores, agentes de carga, transportadores, despachantes aduaneiros e recintos. Trata-se de 115 mil novos desafios também para os órgãos públicos, que encontram na gestão de riscos e no redesenho de procedimentos as únicas alternativas para esse vultoso aumento de responsabilidades.

“Em função de seu dinamismo, o comércio internacional se caracteriza por frequentes e muitas vezes abruptas mudanças de cenário e pela necessidade de rápida adaptação dos intervenientes a demandas em constante transformação. Desse modo, não há como seguir melhorando sem manter acesa a chama da mudança e sem abertura ao diálogo e às possibilidades de aperfeiçoamento do nosso trabalho. A Colfac de Viracopos, orientada pelas diretrizes do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio e pelos resultados do Time Release Study da Organização Mundial das Aduanas, buscará sempre continuar oferecendo contribuições a esse processo”, finalizou Coelho encerrando seu Editorial.

 

Com informações e Fonte: Informativo Colfac – 2º quadrimestre / 2021