Alckmin sanciona lei que cria região metropolitana do Vale do Paraíba

Instrumento jurídico deve ajudar a aprovar projetos para as 39 cidades. Conselho gestor da região deve ser criado nos próximos três meses.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou nesta segunda-feira, 09/01, o projeto de lei que cria a região metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Prefeitos, deputados estaduais e federais participaram da cerimônia, ocorrida em Campos do Jordão.

A ideia é que esse novo instrumento jurídico ajude a aprovar projetos em comum para as 39 cidades. Nos próximos três meses deve ser criado o conselho gestor da região metropolitana, dividido em cinco sub-regiões.”Eu vejo aqui dois enfoques. No enfoque macro, um conjunto de prioridades: a questão de saúde, segurança, educação, saneamento básico, transporte e logística, Defesa Civil, enfim, um conjunto de trabalhos. E a outra, microrregional, na região do vale histórico, é recuperar rapidamente as estradas, promover o turismo, fortalecer a economia regional”, disse Alckmin.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, ainda neste ano devem ocorrer mudanças. “O transporte, por exemplo, muda imediatamente. O planejamento do transporte passa a ser da Empresa de Transportes Urbanos Metropolitanos de São Paulo. Todo o planejamento estratégico e transporte intermunicipal se altera.”

Prefeitos da região dizem que já existem projetos importantes que podem ser discutidos em conjunto. “Algumas áreas, como por exemplo o Rio Paraíba, a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira, o transporte entre as cidades pode ser feito de forma integrada”, afirmou o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury. “A gente acha que vai otimizar os recursos, mesmo que às vezes não se consiga dar para a sua cidade. Mas em termos de região você consegue resolver alguns problemas”, disse o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi.

G1 SP, com informações da TV Vanguarda

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *