American Airlines opera primeiro vôo somente de carga em 36 anos devido ao coronavírus

Empresa reitera que a carga aérea pode desempenhar um papel importante em períodos tumultuados e está migrando para vôos cargueiros puros

A Cia. Aérea Amercan Airlines anunciou que transportou suprimentos médicos, correio, eletrônicos e muito mais como parte de seus primeiros vôos somente de carga em 36 anos, utilizando uma aeronave de passageiros. devido a cortes de coronavírus.

“Temos um papel crítico a desempenhar para manter a movimentação de bens essenciais durante esse período sem precedentes e estamos orgulhosos de fazer nossa parte e encontrar maneiras de continuar a servir nossos clientes e nossas comunidades”, disse Rick Elieson, presidente de carga, e o vice-presidente de operações internacionais da American Airlines, em comunicado divulgado na semana passada.

“Tempos desafiadores exigem soluções criativas, e uma equipe de pessoas em toda a companhia aérea trabalha sem parar para organizar opções de voo apenas de carga para nossos clientes”.

O primeiro voo apenas de carga da American desde 1984 saiu na última sexta-feira do Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth (DFW) e pousou no sábado, no Aeroporto de Frankfurt (FRA) na Alemanha. Após o retorno, o avião – um Boeing 777-300, com capacidade para 100.000 libras de carga – faria mais um voo de ida e volta para a FRA.

Todos os quatro vôos programados “devem ser reservados para capacidade e transporte de suprimentos médicos, correio para militares ativos dos EUA, equipamentos de telecomunicações e eletrônicos que apoiarão as pessoas que trabalham em casa e pacotes de comércio eletrônico”, segundo a American Airlines.

Os voos serão operados apenas por tripulantes necessários, acrescentou a companhia aérea.

O anúncio da American Airlines ocorre em um momento de incerteza para o setor de aviação, com o serviço diminuído e a demanda por viagens supostamente pior do que era após o 11 de setembro. No início desta semana, o presidente Trump havia expressado seu desejo de fazer com que o setor aéreo “número 1” em termos de prioridade para um resgate, ao discutir um potencial plano de estímulo ao coronavírus de US $ 50 bilhões durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

Enquanto isso, a American Airlines reitera que a carga aérea pode desempenhar um papel importante em períodos tumultuados.

“Os membros de nossa equipe em toda a companhia aérea estão prontos e dispostos a fazer o necessário para garantir que as pessoas tenham o que precisam durante esses tempos sem precedentes”, disse um funcionário da American Airlines na DFW em comunicado à imprensa.

A American Airlines também continuará a transportar carga no mercado interno, através de seus voos de passageiros.