Anac cancela multa à concessionária de Viracopos. Triunfo também consegue adiamento com o BNDES

vcp-nubladoA Triunfo informou no início da semana que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu acatar o recurso da companhia e anular a decisão de primeira instância de aplicação de multa sobre sua concessionária responsável pela construção do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV). A Anac tinha imposto uma multa de R$ 95,05 milhões à ABV, alegando que a concessionária da Triunfo tinha atrasado na entrega do novo terminal do aeroporto de Viracopos.

A Triunfo recorreu da decisão em maio. Após a anulação, o processo volta agora à primeira instância para que a ABV possa exercer na plenitude o seu direito de defesa. A concessionária tem convicção segura de que efetuou o cumprimento das obrigações de investimento previstas na concessão de Viracopos e considera desproporcionais e excessivas as sanções aplicadas. O aeroporto de Viracopos foi privatizado em 2012 e a primeira fase de ampliações previstas no contrato de concessão tinha 11 de maio como data-limite para conclusão, prazo este que não foi cumprido, segundo a Anac.

Adiamento com o BNDES – A Triunfo conseguiu também mais tempo para pagar dívida com BNDES. A concessionária de infraestrutura Triunfo Participações e Investimentos (TPI) deu, também nessa semana, um passo importante para conseguir mais fôlego diante do seu pesado endividamento de curto prazo.

Obteve aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para adiar por 60 dias o vencimento de sua maior dívida, um empréstimo-ponte de R$ 776 milhões para a concessionária de rodovia Concebra, que venceria no sábado.