ANFAVEA e Sindipeças conseguem avaliar positivamente 2016

toyota 2Apesar dos números ruins em 2015, o Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria Componentes para Veículos Automotores – acredita em leve recuperação para 2016, com pequenos ganhos em faturamento (2,1%), investimentos (1,5%) e empregos (0,1%).

“Existem chances de a produção crescer, mesmo que as vendas não”, disse George Rugitsky, conselheiro da entidade e presidente da Freudenberg-NOK, referindo-se à substituição de componentes importados por nacionais promovida pelas montadoras para compensar a alta do dólar. Para o conselheiro, porém, a recuperação será mais lenta do que na crise de 1997, quando a indústria quase bateu a marca de 2 milhões de unidades produzidas e na sequência experimentou forte queda de vendas de mais de 25%.

Já para a ANFAVEA- Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – apesar do tom de lamento com as perdas da produção de veículos, que atingiu seu menor patamar desde 2006, há um “farol no fim do túnel”. Luiz Moan, Presidente da entidade e diretor da GM, está otimista para o setor automotivo quando olha a longo prazo, citando mais uma vez o potencial de mercado do Brasil, que, segundo ele, tem um baixo índice de motorização. “Vamos emergir dessa crise com muito mais força, muito mais preparados, para começar um novo momento”, declarou. “Para o curto prazo, continuamos esperando uma melhora das vendas de veículos no terceiro trimestre de 2016”, disse.