ANVISA reduz de 40 para 2 dias tempo de liberação em Viracopos

Menos de um mês após realização de Mesa Redonda em Campinas para debater sobre os entraves da exportação no Aeroporto Internacional de Viracopos, o prazo de liberação da Anvisa caiu de 40 para 2 dias, superando o menor tempo registrado, que era 3 dias, no Porto de Santos. O debate aconteceu no dia 02 de outubro, na Prefeitura Municipal de Campinas, por iniciativa do deputado Federal Luiz Lauro Filho (PSB/SP). Participaram do evento cerca de 200 convidados, entre eles, empresas e entidades representativas do setor de exportação.

Com cerca de 200 participantes, a mesa redonda discutiu melhorias na exportação a partir do Aeroporto de Viracopos.

O parlamentar, que preside a Subcomissão de Comércio Exterior na Câmara, não disfarçou o entusiasmo com os bons resultados. “Superou minhas expectativas. Essa expressiva melhora é muito importante para nossa região, e acima de tudo para o país, que vê no comércio exterior uma das ferramentas de superação para a crise que enfrentamos. Passar o prazo que era de 40 (dias) 2, é mais do que poderíamos esperar e tenho muito a agradecer à Presidência da Anvisa e ao Ministério da Saúde”, disse o deputado.

Para Luiz Alberto Küster, do Conselho de Administração de Viracopos, um grande obstáculo à eficiência do comércio exterior foi superado em Viracopos na esfera de atuação da Anvisa, graças ao trabalho da Subcomissão Permanente de Comércio Exterior da Câmara dos Deputados Federais e à Mesa Redonda realizada pelo deputado Luiz Lauro, em Campinas. “A liberação dos produtos da linha saúde, que chegaram a esperar 40 dias para liberação, graças às ações imediatas da subcomissão e à força tarefa da Anvisa, foram reduzidas gradativamente para 2 dias”, disse Küster.

A força-tarefa da Anvisa no aeroporto será encerrada nesta sexta-feira (23/10), mas a expectativa é que elas seja renovada pela ANVISA e o prazo conquistado continue, principalmente, com o apoio do recém criado grupo PROLOG-Viracopos. Trata-se de um grupo de trabalho criado no dia 22/10, durante reunião dos envolvidos, para atuar de modo permanente nas questões que envolvam ineficiências nos serviços públicos e possam prejudicar o comércio exterior nas operações por Viracopos. O grupo será representado pelas seguintes entidades: ABV, ABIMED, SINDUSFARMA, CIESP, OAB, SINDASP, AUTORIDADE AEROPORTUÁRIA, ELOG, LIBRAPORT E EADI AURORA, podendo haver novos membros em função das novas demandas.

Grandes empresas do setor também se impressionaram com a melhora da performance da ANVISA a partir da Mesa-Redonda. Entre elas, se manifestaram positivamente a Johson & Johson, 3M, Allergan, além das entidades de classe: SINFUSFARMA, ABIMEQ e CIESP.

                                                                                               *Fonte: Info Carga da Aeroportos Brasil Viracopos