ANVISA troca chefia em Viracopos

anvisaApós enfrentar problemas de atrasos a liberação de carga, praticamente durante todo o ano de 2016, a ANVISA tem novo chefe dirigindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Aeroporto Internacional de Viracopos.

Cristina Quemelo Adami Fais foi conduzida para exercer o Cargo de chefe do Posto de Vigilância Sanitária / PAF de Campinas, da coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados no Estado de São Paulo, da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados, da Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitários. Ela assume a chefia em Viracopos em um ano turbulento para a ANVISA. Deixa o cargo, o Dr. Yunes Eiras Baptista.

Em março, a ANVISA atingiu o pico dos atrasos que chegaram a atingir 70 dias. Porém, a tempo para liberação de cargas da área de saúde em Viracopos caiu para uma média de cinco dias, no final de março. Isso só ocorreu após a Justiça Federal conceder uma liminar ao aeroporto internacional de Campinas, que fez a solicitação diante da situação. Em fevereiro, o assessor de Relações Institucionais de Viracopos, Carlos Alberto Alcântara, destacava a urgência na solução deste problema.

A determinação judicial é de 8 de março, sendo que a Anvisa teve que reforçar uma força-tarefa que atuou na liberação das cargas paradas e, naquela semana, o tempo de liberação atingiu 3 dias.

Entre os materiais que ficaram parados à época, estão insumos farmacêuticos, produtos perecíveis, equipamentos hospitalares e substâncias químicas para a indústria de cosméticos. Contêineres chegaram a ser alugados.