Após balanço, CIESP Campinas prevê 2019 melhor

As indústrias das 19 cidades do regional do Ciesp importaram US$ 8,4 bilhões nos dez primeiros meses de 2018, contra US$ 2,9 bilhões de exportações no mesmo período.

Os três setores responsáveis pelo aumento das importações são: máquinas e aparelhos eletrônicos, produtos químicos orgânicos e máquinas, aparelhos mecânicos e suas partes.

Já os três setores que elevaram as exportações são: máquinas e aparelhos mecânicos e suas partes, produtos plásticos e derivados e veículos e suas partes.

2019 será melhor – O fato de os três produtos mais importados serem de setores de máquinas, dá segundo diretores do Ciesp, uma indicação de melhora na indústria regional em 2019, com mais investimentos e empregos.

“Isso nos dá uma leitura numa possível retomada a partir de 2019. Uma vez que, se eu tivesse nos principais grupos de importação produtos acabados e alguns insumos para produção, iríamos dizer que estaríamos permanecendo no mesmo patamar”, explica Anselmo Riso, diretor de Comércio Exterior do Ciesp Campinas.

Dos três setores com mais importações, 32% são de máquinas e aparelhos eletrônicos, e 12,6% de máquinas e aparelhos mecânicos, ou seja, as indústrias estão se organizando para produzir mais no ano que vem.

Em relação aos empregos, o acumulado de janeiro a outubro fechou com 2,4 mil vagas criadas, contra 1,1 mil no mesmo período do ano passado. É o melhor resultado desde 2011.

COM INFORMAÇÕES E FOTO: G1