Após quase 46 horas, Infraero libera pista de Viracopos

A Infraero liberou por volta das 17h35 desta segunda-feira (15) a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo). O aeroporto estava interditado desde as 19h55 de sábado após um dos pneus de um avião de cargas estourar durante o pouso. Desde o acidente, ao menos 495 voos foram cancelados até as 17h34 de hoje, sendo 235 partidas e 260 chegadas.

As companhias aéreas já reiniciaram os check-ins e estão convocando os passageiros para remarcar os voos. A primeira decolagem após o acidente foi às 18h pela companhia aérea Azul, com destino a Salvador. Segundo a Infraero, o aeroporto está operando com a capacidade máxima para normalizar as viagens o mais rápido possível.

O avião foi retirado da pista por volta das 16h20. Mas o local só foi liberado para pousos e decolagens após ser limpo e inspecionado por funcionários do aeroporto. Um caminhão foi usado para apoiar um dos lados da aeronove que tombou por conta do problema no trem de pouso. Um outro veículo rebocou o avião cargueiro MD-11, da empresa americana Centurion Cargo.

Ao todo, cerca de 25 mil passageiros foram prejudicados com o fechamento do aeroporto. No início da tarde, a Azul, que opera 85% dos voos, chegou a iniciar o check-in para três voos, mas teve de cancelar as operações novamente.

O diretor de comunicações da Azul, Gianfranco Beting, afirmou que isso ocorreu porque as autoridades aeroportuárias haviam sinalizado a possibilidade de decolagens com meia pista.

Ainda segundo ele, não há vagas em hotéis nem ônibus e táxis suficientes para atender a demanda. A previsão é que a situação seja normalizada durante a semana. A Azul interrompeu a venda de passagens para os próximos dias.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *