Assembleia finalmente sela futuro de Viracopos

Embora com intransigência inicial da Anac, Recuperação Judicial deve ser aprovada ainda hoje, com desfecho para a relicitação do aeroporto.

Ainda em andamento até o final do fechamento dessa edição do LogNews e após mais de 24 horas – Iniciada na quinta-feira (13), às 14h – a assembleia de credores de Viracopos prosseguiu hoje às 13h, mas já foi suspensa duas vezes – e programada para reinício às 17h – ainda sem “bater o martelo”. Embora com intransigência inicial da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, segundo informou uma fonte ligada ao aeroporto, a Recuperação Judicial deve ser aprovada ainda hoje. A proposta da RJ inclui a relicitação da concessão como a principal alternativa para resolver a dívida de R$ 2,88 bilhões.

O impasse entre a Aeroportos Brasil e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) adiou a votação do plano de recuperação judicial para solucionar a crise financeira do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Após cinco pedidos de adiamento, a assembleia de credores foi suspensa às 23h10 desta quinta-feira.

Prazo para Maturação – Após a aprovação da RJ, que deve ocorrer ainda hoje, a relicitação tem um longo caminho, passando por qualificação no PPI em Brasília (DF), depois volta para o aeroporto e segue para a assinatura de um termo aditivo, para, aí sim, iniciar o processo de relicitação.

Ministro confiante – O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que participou, na manhã de ontem (13), em SP, de uma reunião com o presidente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, estava otimista durante o encontro. “Existe a sinalização da devolução da concessão, o que nos permite fazer a nova concessão”, disse o ministro. “Esperamos que se confirme e a gente consiga avançar.” Ele acrescentou ainda, ontem, que há “uma boa perspectiva de desfecho”.