AUDI volta ao Brasil

A Audi encerrou a produção de alguns de seus modelos no Brasil no fim de 2020 e agora anunciou que vai retomar a produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR) produzindo dois modelos, o Audi Q3 e Audi Q3 Sportback com o motor 2.0 TFSI de 231 cv. Vai ser a primeira vez que um veículo com a tecnologia da tração quattro será produzido aqui.

De acordo com Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”, afirmou na última terça-feira(14)

Histórico da produção local – Em 1999 teve início a fabricação nacional da Audi no Brasil, com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006. Depois disso, em 2012 o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no país novamente. Para concretizar a decisão, a empresa investiu cerca de 150 milhões de euros, valor próximo de R$ 500 milhões à época, na unidade paranaense.

Em 2015 a produção teve início com o A3 Sedan – até hoje o único modelo com motor flex feito pela Audi em todo o mundo – e, em 2016, passou a produzir também o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração.

Agora a Audi anunciou sua volta, como mencionamos acima, com o retorno de suas atividades e vai produzir os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.

Além dessa novidade, a Audi e sua rede de concessionárias anunciaram uma segunda ação conjunta, vão investir mais de R$ 20 milhões para instalar pontos de recarga ultrarrápidos de 150kW nas lojas da marca no País. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.