BC anuncia nova medida contra queda do dólar

O Banco Central passa a ter mais um instrumento para atuar no mercado de câmbio e tentar segurar a queda do dólar, segundo norma divulgada na última terça-feira.

A instituição fará leilões para comprar dólares em operações a termo, ou seja, aquelas em que a moeda é entregue em data futura, a ser definida no leilão. Nessas operações, empresas costumam vender aos bancos recursos que receberão posteriormente, por exemplo em captação externa ou lançamento de ações. Assim, o risco de trazer o dinheiro para o país é diluído.

Também foi anunciado que o governo Dilma Rousseff vai ampliar as barreiras comerciais para proteger as contas externas e a indústria. As medidas de defesa visam “substituir as importações desnecessárias”, segundo o novo secretário da Camex (Câmara de Comércio Exterior), Emílio Garófalo.

Ele explicou que mais ações antidumping serão adotadas, e com mais velocidade, para combater a entrada ilegal ou injusta de produtos no Brasil. O antidumping é um mecanismo de defesa aceito pela OMC (Organização Mundial do Comércio) para impedir que o país faça importações com preços mais baixos que os praticados no país de origem. Mas outras ações além dessa podem ser esperadas.

Fonte: Folha de S. Paulo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *