BH Airport aumenta estrutura para carga, cresce e passa a contar com voo regular

Quatro anos à frente da administração do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana, a BH Airport já começa a colher os resultados dos investimentos na área de cargas do terminal. A readequação do Cargo Center, concluída no início do ano, permitiu dobrar a capacidade de exportação e expandir a de importação em cerca de 40%. Somente nos primeiros sete meses de 2018, houve um avanço de 32% no volume de cargas destinadas à exportação e importação a partir do terminal. Ao todo foram movimentadas mais de 6 mil toneladas de produtos dos segmentos eletrônico, farmacêutico, aeroespacial, automotivo, mineração e ferroviário. As informações são do gestor da BH Airport Cargo, Peter Robbe.

Segundo Robbe, as intervenções incluíram ainda a instalação de duas novas câmaras refrigeradas, que triplicaram a capacidade de armazenagem para 3.350 metros cúbicos. “Os investimentos realizados na nova configuração da infraestrutura logística para o escoamento da produção vão permitir transformarmos o aeroporto em um grande hub de cargas aéreas, principalmente para o transporte de itens de alto valor agregado”, explicou sem detalhar os aportes. Conforme o gestor, o montante investido no projeto fez parte dos quase R$ 1 bilhão aportados pela concessionária na ampliação e modernização das instalações do aeroporto, durante os três primeiros anos de concessão.

Além da área de cargas, os recursos foram aplicados também no novo terminal e em melhorias como novo acesso viário, aumento do número de vagas de estacionamento, ampliação e nova configuração do pátio de aeronaves. Após as intervenções, o terminal de cargas passou a contar com área total de 12 mil metros quadrados; armazém de carga perigosa de 300 metros quadrados; câmaras refrigeradas com capacidade total de 3.350 metros cúbicos, com setup personalizado de -20°C a 25°C; 11 posições de pátio para estacionamento de aeronaves; e uma capacidade total de 30 mil toneladas por ano.

Ainda dentro do plano estratégico da concessionária de alavancar o fluxo de cargas no aeroporto, há a implementação de novas soluções em logística para mercadorias que chegam ou saem de Minas Gerais. Para isso, Robbe explicou que a BH Airport está trabalhando em parceria com as empresas aéreas buscando novas rotas com aviões cargueiros.

Novo voo – O trabalho já surte efeitos.  O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, passará a contar em outubro com uma nova rota cargueira, que amplia ainda mais a sua conectividade com o mundo.

A operação é uma parceria com a Bringer Air Cargo e vai ligar Reino Unido, Itália, Holanda, China, Taiwan e México a Minas Gerais, com conexão fixa em Miami, nos Estados Unidos. O primeiro voo, realizado por um Boeing 767-300F, já tem data marcada e ocorre em 5 de outubro. A rota é fixa, semanal e acontece todas as segundas-feiras.