Exportação na Região de Campinas é a melhor dos últimos 11 anos e esquenta próximo Gourmet Comex

Novos Projetos da Alfândega da Receita de Viracopos serão anunciados no 27º Almoço de Networking, em 05/04

As Exportações na RMC (Região Metropolitana de Campinas) atingiram R$ 3,63 bilhões em dois meses. O resultado obtido pela indústria regional é o terceiro melhor nos últimos 11 anos.

Neste cenário, o mercado de comércio exterior e logística tem data marcada para o esperado Almoço de Networking, Gourmet Comex, que chega em abril de 2024 em sua 27ª edição.

O mercado regional da Região Metropolitana de Campinas fechou o primeiro bimestre deste ano com US$ 728,6 milhões (R$ 3,63 bilhões) em exportações, o terceiro melhor resultado para o período em 11 anos, de acordo com dados do Comex Stat, sistema do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços com dados da balança comercial. O resultado é inferior apenas aos US$ 800,15 milhões (R$ 4,02 bilhões) registrado entre janeiro e fevereiro de 2023 e aos US$ 750,69 (R$ 3,74 bilhões) de igual período de 2018.

No evento, dia 05/04, sexta-feira, em Campinas, o Gourmet Comex vai reunir cerca de 120 profissionais em um encontro que trará a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Viracopos, que fará a apresentação do evento, com um Overview – “Novidades da Alfândega da RFB de Viracopos”, com as presenças Camilo Cremonez (foto) e Marco Mucci.

DV CATENA – O vinho DV Catena, Argentino, da Vinícola Catena Zapata, na região de Mendoza, foi o vinho eleito para ser servido no evento e brindar o Networking da 26ª edição do tradicional almoço com o mercado de comércio exterior e logística do interior de São Paulo.

Mais empresas participarão do projeto, entre elas, a ABV, a Hellmann Logistics e a West Cargo, Agesbec, Exata RC, Rodo Import, Wit Exchange e PRA Transportes. Todas se juntam aos apoiadores Ciesp Campinas e Sindasp para a 27ª edição do Almoço de Networking mais aguardado do mercado e que reunirá 120 executivos convidados, entre importadores, exportadores e prestadores de serviços.

Outros interessados ainda podem fazer as últimas adesões ao evento, em contato direto com o organizador, Nilo Peralta (19) 99299-1987 ou através do nilo@gpamais.com.br.

Programação:

12h -Credenciamento e Welcome Drink

13h – Saudação dos Apoiadores

13:10h – Overview Receita Federal – Camilo Cremonez e Marco Mucci – “Novidades da Alfândega da RFB de Viracopos”

13:30h – Almoço

14:30 às 16h – Sorteios & Networking

16h – Encerramento

Aeroporto de Viracopos recebeu equipamentos do Lollapalooza 2024

O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, a partir da última quinta-feira (21/03), os equipamentos de som e de iluminação de algumas bandas que fizeram shows no Lollapalooza 2024, que ocorreu no fim de semana, em São Paulo (SP). Ao todo, foram quatro voos cargueiros que trouxeram os equipamentos de pelo menos 14 bandas que se apresentaram no festival.

Os primeiros equipamentos que chegaram no Terminal de Carga de Viracopos na quinta-feira (21/03) foram das bandas Blink 182 e The Offspring. No total, foram 240 volumes, com peso de 27,6 toneladas.

Na noite da quinta-feira a chegada de mais um voo com os equipamentos das bandas Jungle e Arcade Fire, com 146 volumes e um peso total de 10,6 toneladas.

Na sexta-feira (22/03) mais dois voos com equipamentos das bandas Kings of Leon, Limp Bizkit, 30 Seconds to Mars, King Gizzard and the Lizard Wizard, Hozier, SZA, Sam Smith, Phoenix, Nothing but Thieves, Omar Apollo e Greta Van Fleet.

Em 2023, o TECA de Viracopos também recebeu os equipamentos de bandas para o mesmo evento. Na ocasião, chegaram os volumes das bandas Billie Eilish, Twenty One Pilots, Drake, Lil Nas X, Rosalia, Tame Impala, Tove Lo, Modest Mouse, entre outros artistas.

Com a chegada destes equipamentos, Viracopos mantém a tendência de ser a principal porta de entrada de equipamentos de grandes shows no Brasil. O Terminal de Carga possui expertise logística para processar grandes volumes de carga de megaeventos internacionais.

Já passaram pelo TECA, por exemplo, equipamentos de shows das bandas Aerosmith, Bon Jovi, Guns N’ Roses, U2, Rolling Stones, Foo Fighters, Miley Cyrus, Maroon 5, Sam Smith, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além de festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.

O aeroporto conta com uma equipe experiente no processamento ágil e eficiente de cargas especiais. O material das bandas fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia.

 

Outros eventos internacionais – O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país.

Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 22 edições consecutivas. Em 2023, o Terminal de Carga recebeu novamente as aeronaves cargueiras que trouxeram os carros e todo o material das equipes que disputaram a corrida de Interlagos.

*Crédito da foto: Isabella de Assis/Viracopos

AGESBEC recebe autorização especial de Simplificação de Trânsito Aduaneiro e é o primeiro recinto habilitado pela Alfândega de São Paulo

A Receita Federal do Brasil (RFB) na 8ª Região Fiscal através do ato declaratório executivo SRRF08 nº 8, de 8 de março de 2024, concedeu autorização especial de Simplificação de operações de Trânsito Aduaneiro para a AGESBEC – Armazéns Gerais e Entrepostos São Bernardo do Campo LTDA.. Com isso, a AGESBEC mantém sua tradição de pioneirismo e inovação, habilitando-se como o primeiro Recinto Alfandegado a fazer uso do trânsito simplificado através deste ato da Alfândega de São Paulo.

Redução de Custos e Competitividade – Entre os principais benefícios aos parceiros AGESBEC estão a redução do custo de remoção e a agilidade do processo de disponibilidade da Carga, tornando a AGESBEC ainda mais competitiva na cadeia de Comércio Exterior.

Além disso e, principalmente, em mais uma vantagem, a nova modalidade difere do perfil de DTA COMUM, que ainda dependerá do Fiscal de Trânsito.

A AGESBEC continuará habilitando suas Transportadoras parceiras certificadas OEA, para que em conjunto possam gerar valor agregado, tendo sua estrutura como um parceiro estratégico e seguro na cadeia de COMEX.

Outras frentes – Com isso, é dispensada as certificações de segurança e integridade das cargas, até a própria autorização do Fiscal de Trânsito, tornando os processos mais céleres e eficientes, sendo assim entendido que as empresas Certificadas OEA detêm a confiança da RECEITA FEDERAL para seguirem o TRÂNSITO ADUANEIRO ágil e direto.

A AGESBEC e o parceiro Transportador, ficam responsáveis pela conclusão de trânsito do início ao fim, sendo inclusive responsável pelo apontamento de qualquer variável de não conformidade ou suspeita da carga, devendo reportar tais discrepâncias à AUTORIDADE ADUANEIRA jurisdicionada no TERMINAL.

“Ganhe tempo, economize e ainda melhore sua performance”, convidou Ricardo Drago, presidente da AGESBEC, ao comemorar mais esta conquista pela empresa.

ENTENDA O CASO.

O Trânsito Simplificado é um benefício à cadeia de Operadores OEA, que permite ao Terminal Alfandegado e ao Transportador (desde que ambos certificados), utilizarem a concessão de Trânsito Aduaneiro diretamente das Zonas Primarias (Portos, Aeroportos e Fronteiras) para as Zonas Secundárias, neste caso a AGESBEC, tanto no fluxo de IMPORTAÇÕES quanto nas EXPORTAÇÕES.

Honda abrirá segundo turno de produção no Interior paulista para ampliar a produção

No começo de abril as fábricas da Honda Automóveis em Itirapina, SP, e Sumaré, no interior de SP, passarão a operar em dois turnos. Em Itirapina, de onde saem os automóveis City e HR-V, será pela primeira vez desde a sua inauguração, em 2019.

Segundo Otávio Mizikami, vice-presidente industrial da Honda, 450 trabalhadores foram contratados nas duas unidades. Em Itirapina o quadro é formado por 1 mil 350 funcionários e em Sumaré, onde atualmente são produzidos motores e peças, 1,2 mil pessoas.

Após anos com elevada ociosidade, que chegou próxima a 50% segundo Mizikami, a Honda acompanha o aumento do ritmo do mercado brasileiro e deverá, em 2024 ou 2025, reduzir sua ociosidade para algo em torno de 20%. No primeiro bimestre as vendas da marca subiram 42,1%, para 10,6 mil unidades.

Única das montadoras brasileiras a não ter um plano de investimentos recém-divulgado a Honda trabalha, segundo o executivo, para compreender os efeitos do Mover na indústria nacional. Ele não confirmou nem negou novos aportes: “Nossa política é não comentar o assunto”.

Na quinta-feira, 21, a companhia comemorou a produção de 1 milhão de automóveis com energia gerada pelo seu parque eólico de Xangrila, RS.

Fonte: https://www.autodata.com.br

Com investimento de R$ 250 milhões da DP World, Porto de Santos ampliará operações de contêineres

DP World anunciou investimento de R$ 250 milhões no Porto de Santos. A aquisição de 21 novos ativos de infraestrutura portuária aumenta a capacidade para 1,7 milhão de TEUs e acelera a estratégia de expansão da empresa.

Esse é uma das ações que fará o Porto de Santos ampliar suas operações de contêineres até 2025. Essa estratégia da DP World deve expandir a capacidade do terminal de 1,4 milhão para 1,7 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Atualmente, a movimentação anual de contêineres no cais santista só perde para a de granéis. Em 2023, o complexo portuário operou 4,8 milhões de TEU, com uma leve queda de 4,1% em relação a 2022.

Segundo a DP World Santos, que anunciou o investimento, serão adquiridos, até o próximo ano, dois portêineres (Quay Cranes), cinco RTGs (Rubber-Tired Gantry Crane), 12 ITVs (Internal Transfer Vehicle) e dois ECHs (Empty Container Handler).

Ainda de acordo com a companhia, o aporte é o restante previsto no plano de expansão do terminal, que totaliza R$ 425 milhões. Em 2023, a empresa destinou R$ 175 milhões para a obra de extensão do cais em 190 metros.

Com previsão de conclusão para o final deste ano, o terminal acomodará a atracação de dois navios de grande porte (escala Q-max, com mais de 345 metros).

Investimento – “As ampliações que vem sendo realizadas visam atender a demanda crescente do mercado de contêineres na era pós-pandemia, além de preparar o terminal para suportar o crescimento e o papel estratégico de Santos como hub port para a América do Sul”, explica o CEO da DP World no Brasil, Fabio Siccherino.

“Avaliamos, constantemente, novos investimentos, com o objetivo de garantir que a capacidade do Porto de Santos fique à frente da demanda, com um elevado nível de serviço”, acrescenta.

Ganhos – O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirma que o investimento privado comprova a competitividade do Porto de Santos. “Toda a comunidade portuária ganha com estas aquisições. O investimento sinaliza para o mercado mundial que o público e o privado atuam juntos para melhorar a infraestrutura e a capacidade do Porto de Santos”.

A DP World Santos destacou ainda que os novos equipamentos já foram adquiridos com tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes.

Vale destacar que a companhia já havia sido pioneira no setor e iniciado o processo de eletrificação dos RTGs no Porto de Santos em 2023, com a adaptação de 22 máquinas, reduzindo o consumo de diesel do terminal em 60%.

Movimentação – Em 2023, o Porto de Santos movimentou aproximadamente 173,3 milhões de toneladas. Desse total, 50,6 milhões de toneladas foram de carga conteinerizada, 1,9% a menos do que em 2022 (51,6 milhões/t). O segmento só perde para granéis que somaram 95,4 milhões de toneladas no ano passado.

 

Com informações: A Tribuna