Honda abrirá segundo turno de produção no Interior paulista para ampliar a produção

No começo de abril as fábricas da Honda Automóveis em Itirapina, SP, e Sumaré, no interior de SP, passarão a operar em dois turnos. Em Itirapina, de onde saem os automóveis City e HR-V, será pela primeira vez desde a sua inauguração, em 2019.

Segundo Otávio Mizikami, vice-presidente industrial da Honda, 450 trabalhadores foram contratados nas duas unidades. Em Itirapina o quadro é formado por 1 mil 350 funcionários e em Sumaré, onde atualmente são produzidos motores e peças, 1,2 mil pessoas.

Após anos com elevada ociosidade, que chegou próxima a 50% segundo Mizikami, a Honda acompanha o aumento do ritmo do mercado brasileiro e deverá, em 2024 ou 2025, reduzir sua ociosidade para algo em torno de 20%. No primeiro bimestre as vendas da marca subiram 42,1%, para 10,6 mil unidades.

Única das montadoras brasileiras a não ter um plano de investimentos recém-divulgado a Honda trabalha, segundo o executivo, para compreender os efeitos do Mover na indústria nacional. Ele não confirmou nem negou novos aportes: “Nossa política é não comentar o assunto”.

Na quinta-feira, 21, a companhia comemorou a produção de 1 milhão de automóveis com energia gerada pelo seu parque eólico de Xangrila, RS.

Fonte: https://www.autodata.com.br

Com investimento de R$ 250 milhões da DP World, Porto de Santos ampliará operações de contêineres

DP World anunciou investimento de R$ 250 milhões no Porto de Santos. A aquisição de 21 novos ativos de infraestrutura portuária aumenta a capacidade para 1,7 milhão de TEUs e acelera a estratégia de expansão da empresa.

Esse é uma das ações que fará o Porto de Santos ampliar suas operações de contêineres até 2025. Essa estratégia da DP World deve expandir a capacidade do terminal de 1,4 milhão para 1,7 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Atualmente, a movimentação anual de contêineres no cais santista só perde para a de granéis. Em 2023, o complexo portuário operou 4,8 milhões de TEU, com uma leve queda de 4,1% em relação a 2022.

Segundo a DP World Santos, que anunciou o investimento, serão adquiridos, até o próximo ano, dois portêineres (Quay Cranes), cinco RTGs (Rubber-Tired Gantry Crane), 12 ITVs (Internal Transfer Vehicle) e dois ECHs (Empty Container Handler).

Ainda de acordo com a companhia, o aporte é o restante previsto no plano de expansão do terminal, que totaliza R$ 425 milhões. Em 2023, a empresa destinou R$ 175 milhões para a obra de extensão do cais em 190 metros.

Com previsão de conclusão para o final deste ano, o terminal acomodará a atracação de dois navios de grande porte (escala Q-max, com mais de 345 metros).

Investimento – “As ampliações que vem sendo realizadas visam atender a demanda crescente do mercado de contêineres na era pós-pandemia, além de preparar o terminal para suportar o crescimento e o papel estratégico de Santos como hub port para a América do Sul”, explica o CEO da DP World no Brasil, Fabio Siccherino.

“Avaliamos, constantemente, novos investimentos, com o objetivo de garantir que a capacidade do Porto de Santos fique à frente da demanda, com um elevado nível de serviço”, acrescenta.

Ganhos – O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirma que o investimento privado comprova a competitividade do Porto de Santos. “Toda a comunidade portuária ganha com estas aquisições. O investimento sinaliza para o mercado mundial que o público e o privado atuam juntos para melhorar a infraestrutura e a capacidade do Porto de Santos”.

A DP World Santos destacou ainda que os novos equipamentos já foram adquiridos com tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes.

Vale destacar que a companhia já havia sido pioneira no setor e iniciado o processo de eletrificação dos RTGs no Porto de Santos em 2023, com a adaptação de 22 máquinas, reduzindo o consumo de diesel do terminal em 60%.

Movimentação – Em 2023, o Porto de Santos movimentou aproximadamente 173,3 milhões de toneladas. Desse total, 50,6 milhões de toneladas foram de carga conteinerizada, 1,9% a menos do que em 2022 (51,6 milhões/t). O segmento só perde para granéis que somaram 95,4 milhões de toneladas no ano passado.

 

Com informações: A Tribuna

Congonhas receberá R$ 2 bi em investimentos e quer voos internacionais

A Aena Brasil apresentou, nesta segunda-feira (25), o novo projeto para o aeroporto de Congonhas, segundo terminal mais movimentado do país. A concessionária irá investir R$ 2 bilhões em todo o sítio aeroportuário, que será completamente ampliado e modernizado.

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 canais de inspeção. O projeto prevê ainda portões de embarque reversíveis, capazes de acomodar voos internacionais de acordo com a demanda das companhias aéreas.

O plano de investimentos conta com a expansão da área de embarque e desembarque do terminal, novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, novos hangares e pátios para aviação comercial, novo terminal de cargas, ampliação do canal de inspeção e novo pátio de aeronaves, aumentando, ainda mais, a sua capacidade operacional. O projeto prevê, ainda, medidas para o uso de energia limpa, redução do uso de combustíveis fósseis e de emissão de CO2, além do reuso de resíduos sólidos.

A concessionária também apresentou os investimentos em todo o bloco de aeroportos concedidos dos estados de Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais, conquistado na sétima rodada de concessões. Serão investidos mais R$ 2,5 bilhões, além dos R$ 2 bilhões em Congonhas, nos 10 aeroportos. São eles: Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Parauapebas (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

Alfândega da Receita em Viracopos confirma participação no Gourmet Comex e levará novidades ao evento

Agora é oficial. Como tradicionalmente ocorre, um palestrante trará um overview sobre determinado tema. Para esta edição, a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Viracopos confirmou presença e fará a apresentação do evento.

Faltando 20 dias, já está tudo pronto para mais uma edição.

DV CATENA – O vinho DV Catena, Argentino, da Vinícola Catena Zapata, na região de Mendoza, foi o vinho eleito para ser servido no evento e brindar o Networking da 26ª edição do tradicional almoço com o mercado de comércio exterior e logística do interior de São Paulo.

Mais empresas participarão do projeto, entre elas, a ABV, a Hellmann Logistics e a West Cargo, além das empresas que já haviam se engajado, Agesbec, Exata RC, Rodo Import, Bwin e PRA Transportes. Todas se juntam aos apoiadores Ciesp Campinas e Sindasp para a 27ª edição do Almoço de Networking mais aguardado do mercado e que reunirá 120 executivos convidados, entre importadores, exportadores e prestadores de serviços.

Outros interessados ainda podem fazer as últimas adesões ao evento, em contato direto com o organizador, Nilo Peralta (19) 99299-1987 ou através do nilo@gpamais.com.br.

 

Ficha Técnica

Data: 05/04/24 – sexta-feira

Programação:

12h – Welcome Drink

– 13h – Saudações e Overview: Alfândega da Receita Federal de Viracopos

– 13:30h às 16h – Almoço, Vinho & Networking – 13:30h às 16h

Local: Espaço Exclusivo – Catedral do Chopp – Campinas SP

Negociações avançam e Plenário do TCU julgará futuro da ABV em Viracopos. Aditivo pode sair ainda em 2024.

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Bruno Dantas, decidiu na última sexta-feira (08/03) admitir a solicitação de solução consensual formulada pelo Ministério de Portos e Aeroportos para a reestruturação do contrato de concessão da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Logo em seguida, o processo foi encaminhado ao ministro do TCU Vital do Rêgo, para a ratificação da admissibilidade da solicitação. Se ratificada a admissibilidade, os autos seguem para a Segecex (Secretaria Geral de Controle Externo), que nomeará os integrantes da Comissão de Solução Consensual (CSC).

Uma vez formada, a CSC terá 90 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para formatar uma proposta que, alinhada entre as partes, garanta a viabilidade econômica e a vantajosidade do acordo para o governo federal, atendendo tanto ao interesse público quanto aos interesses de todos os stakeholders.

A solução proposta pela CSC passará por análise do Ministério Público e, em seguida, será submetida à análise final pelos ministros do TCU.

Em tese, considerando os prazos acima citados, um novo Termo Aditivo poderia ser assinado até o final deste ano, possibilitando a continuidade da atual concessionária na administração do aeroporto de Viracopos.

Em 2023, o TCU, em resposta à consulta formulada pelos Ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes, estabeleceu que o caráter irrevogável e irretratável da entrega do ativo para a relicitação restringe-se à concessionária. Ante essa decisão, a concessionária de Viracopos manifestou o seu interesse em continuar explorando a concessão objeto do contrato. Após esta manifestação do TCU, o pedido da Aeroportos Brasil foi enviado ao governo federal em agosto de 2023.

A expectativa da concessionária é que o acordo viabilize a retomada dos investimentos em infraestrutura aeroportuária no país e, em um só tempo, mantenha a elevada qualidade dos serviços prestados em Viracopos.