Porto de Santos bate recorde mensal histórico de movimentação de cargas

Terminal amplia participação na balança comercial brasileira

O Porto de Santos registrou em agosto a sua maior marca histórica mensal de movimentação de cargas. Foram 11,36 milhões de toneladas, superando a maior marca mensal já verificada de 11,35 milhões de toneladas em agosto de 2013, e ampliando em quase 6% o movimento registrado em agosto do ano passado. O resultado acumulado do ano também é recorde: 77,64 milhões de toneladas, 5,3% acima do movimentado em 2014 até agosto.

O resultado foi alavancado principalmente pelo avanço nas exportações, que registraram aumento de quase 20% no mês, elevando o total acumulado para 9,0% em relação a 2014, representando mais de 70% do total movimentado. A importação, por outro lado, registrou queda de 21,3% no mês em relação ao ano passado, com a marca de 2,7 milhões de toneladas,  e redução de 3% de no resultado acumulado.

O principal produto exportado pelo Porto de Santos em agosto foi o milho, com 2,8 milhões t, um incremento de 71,5% no mês e de 67,0% no período, em relação a 2014. O número representa a maior exportação mensal do produto por Santos, 41% a mais que o recorde anterior (1,9 milhões t, em 2013). Os principais produtos embarcados pelo Porto de Santos, no total acumulado,  açúcar e complexo soja, registraram queda no mês de 4,9% e 9,7%  respectivamente, em relação a 2014. Saíram por Santos, em agosto, 1,8 milhão t de açúcar e 650, 2 mil t do complexo soja. No acumulado do ano, o complexo soja mantém crescimento de 3,7% e o açúcar registra queda de 0,6% em comparação ao ano anterior.

Ainda nas exportações, os principais destaques com crescimento em relação a agosto de 2014 foram o álcool (210%; 263,8 mil t), o óleo combustível (27%; 148 mil t), a celulose (2,9%; 293,4 mil t) e os sucos cítricos (11,1%; 179 mil t). No acumulado do ano, a movimentação de contêineres em teu registrou novo recorde para o período

Porto de Santos amplia participação na balança comercial brasileira – O Porto de Santos consolida cada vez mais sua condição de principal porta de entrada e saída do comércio exterior brasileiro. De janeiro a agosto de 2015, o porto santista contribuiu com US$ 68,4 bilhões, correspondente a 27,4% do total de US$ 249,4 bilhões do Brasil. Como comparação, no ano passado essa participação foi de 25,4%. Desde maio, Santos tem ampliado significativamente sua participação, mantendo essa marca.

O aumento isola ainda mais o complexo santista na liderança, com uma participação maior que a soma dos cinco portos ranqueados na sequência. “O resultado mostra o vigor do maior porto da América Latina, que se mantém forte mesmo num momento de retração da economia”, destacou o ministro de Portos Edinho Araújo.

Para o Diretor Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, este resultado consolida o Porto de Santos como principal concentrador de cargas do país. “Santos, além de maior pólo logístico do comércio exterior brasileiro, tem ainda na diversidade de atendimento um fator muito forte para não manifestar os impactos da redução. ” comenta Caputo, explicando que tal diversidade é fundamental para compensar num setor a eventual redução de outro.

O total de exportações foi de US$ 34 bilhões, representando 26,5% do total do Brasil (US$ 128,3 bilhões). A China foi a principal parceira comercial do Brasil, com participação de 15,4% nas exportações (US$ 5,23 bilhões). Em seguida vêm os Estados Unidos, com presença de 11,9% nas exportações (US$ 4,0 bilhões). O 3º país com maior participação nas exportações através de Santos foi a Argentina, US$ com 1,95 bilhão, correspondente a 5,8% do total.

A principal carga exportada pelo Porto de Santos, em relação aos valores comerciais, foi o complexo soja (grãos e farelo), com US$ 4,0 bilhões, correspondente a 14,2% do total. Destes, 11,8% foram para a China, seguida de Tailândia e Coréia do Sul (menos de 1% cada), além de outros 17 países. Em seguida, o café, com 9,3% de participação, para os Estados Unidos, Alemanha e Itália, além de outros 78 países; e açúcar, com 7,2%, para China, Bangladesh e Egito, bem como para outros 57 países.

Nas importações, O resultado do Porto de Santos é de US$ 34,4 bilhões, correspondente a 28,4% do total brasileiro (US$ 121,0 bilhões). As principais cargas foram: inseticidas (US$ 465,7 milhões), vindos principalmente dos Estados Unidos, França e Bélgica; caixas de marchas (US$ 454,8 milhões), importados do Japão, Coreia do Sul, Indonésia e outros 21 países; em terceiro, fungicidas, com US$ 353,9 milhões. As origens foram França, Reino Unido, Estados Unidos e outros 15 países com menor participação.

Assim como nas exportações, nas importações via Porto de Santos a China, com participação de 19,4% (correspondente a US$ 6,68 bilhões) e Estados Unidos, com 14% do total (US$ 4,8 bilhões), foram os principais parceiros comerciais. A 3º posição foi da Alemanha, com US$ 2,8 bilhões e (8,2% do total).

Prossegue modernização tecnológica dos módulos administrativos do Siscomex-Importação

A Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, dando continuidade ao projeto de modernização tecnológica dos módulos administrativos do SISCOMEX, informa que, entre o final de outubro e início de novembro, substituirá as versões “Desktop – VB” dos módulos Anuentes e Tratamento Administrativo por novas versões em ambiente “Web”.

O módulo de Licenciamento de Importação continuará disponível para utilização na versão “Desktop – VB”, ao mesmo tempo em que novas funcionalidades, como “Registro em Lote”, “visualização das datas das LI e anuências”, etc, serão disponibilizadas na versão existente no ambiente “Web”.

Além dos destaques acima foram e continuam sendo implementadas melhorias tecnológicas com vistas a incentivar o público usuário a utilizar a nova versão em ambiente “Web” até que se promova o desligamento progressivo da versão “Desktop – VB” – sempre com comunicação prévia.

Fonte: Departamento de Operações de Comércio Exterior

Entrevistas em Inglês – Dica da Semana da Empresa Superior Inglês

Em tempos de crise, o profissional deve estar ainda mais preparado para demonstrar seu potencial e se reinventar. Não basta apenas ter experiência, competência e habilidade! É necessário saber demonstrar estes requisitos na prática, de forma assertiva e coerente, deixando a melhor primeira impressão para os recrutadores.

Para fazer uma entrevista boa em inglês, é preciso entender diferenças culturais e linguísticas que afetam a comunicação entre brasileiros e estrangeiros, principalmente entrevistadores dos Estados Unidos.

Há muitos elementos nas nossas culturas que se tornam automáticos e que entendemos como universais, mas nem sempre são. Por exemplo, você já parou para pensar nas seguintes questões?

  1. Quais perguntas eu posso fazer no bate-papo informal no começo da entrevista? Quais perguntas poderiam ser consideradas invasivas em outras culturas?
  2. Quais informações eu preciso passar sobre mim mesmo? Quais informações não são apropriadas no contexto de uma entrevista?
  3. Em quais momentos da conversa eu posso interromper a outra pessoa? Como a outra cultura define “interromper”?

SAIBA MUITO MAIS: ENTRE EM CONTATO COM A DANIELLE, DIRETORA DA “SUPERIOR INGLÊS” (19) 3012-4193 – http://superioringles.com

 

Hoje tem Happy Comex! Conteúdo e novidades marcam 12ª edição

CATEDRAL SHOWEsta quarta-feira, 23/09, estará reservada para reunir a “nata” do comércio exterior regional na 12ª edição do Happy Comex, na badalada casa Catedral do Chopp, em Campinas, interior de São Paulo.

O melhor Clube de Networking do Brasil, que reúne semestralmente os importadores e exportadores de Campinas e Região, tem o apoio do CIESP local.

Nesta edição, o seleto grupo de convidados formado por cerca de 120 empresários e executivos especialmente selecionados assistirá a um overview sobre o “Plano Nacional de Exportação (PNE): resultados e desafios”, com a apresentação de Anselmo Riso – Diretor de Comércio Exterior do CIESP Campinas, Diretor de Infarestrurura da FIESP e External Affairs, Governamental and Political Relations da Robert BOSCH.

Muitas atrações marcam esta 12ª edição do encontro. Além do excelente conteúdo do tema, a ELOG fará um QUIZ, em um teste de conhecimento, onde o vencedor ganhará uma especial garrafa de vinho. Quem participar também levará um brinde surpresa da empresa. Já a ABV e a Panalpina prometem apresentar um vídeo institucional com as últimas novidades de suas empresas. O vídeo da ABV acaba de ficar pronto e aborda a carga aérea.

Os patrocinadores do evento são: ABV (Viracopos), ELOG, Panalpina e Sindasp. A realização é da GPA Comunicação, sob a batuta de Nilo Peralta.

ABV apresentará vídeo sobre carga aérea no 12º Happy Comex

Viracopos novaConvidados VIP’s conhecerão o mais novo vídeo de Viracopos

Muitas outras atrações marcam esta 12ª edição do encontro. Além do excelente conteúdo do tema, a ELOG fará um QUIZ, o vencedor ganhará uma especial garrafa de vinho. Quem participar levará um brinde surpresa da empresa.

Já a ABV e a Panalpina prometem apresentar um vídeo institucional com as últimas novidades de suas empresas.

O vídeo da ABV sobre carga aérea acaba de ficar pronto e será apresentado no Happy Comex.

Os patrocinadores do evento são: ABV (Viracopos), ELOG, Panalpina e Sindasp. A realização é da GPA Comunicação.