Dica da Semana RIYAD – Delivery é ótima pedida

A Dica da semana do RIYAD é o Riyad Delivery (Cambuí e Galeria Shopping).

Ligue e receba as delícias da Riyad em sua casa ou escritório! Consulte os horários e a disponibilidade de entrega para sua região.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

Hoje, já são aproximadamente duas mil entregas por mês, através dos contatos Delivery Cambuí – Tel. 3254-3458 e, agora, Delivery Galeria – Tel. 3207-1995.

O endereço da Unidade Cambuí é na Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). A Unidade Galeria, fica no Shopping de mesmo nome, também em Campinas.

O Riyad possui também Espaço Kids, Espaço Eventos. Confira!

Panalpina e ELOG são primeiras adesões ao 12º Happy Comex

LogoHappyComex_1024_rdax_325x183Clube de Networking receberá convidados especiais em setembro

O ato de trocar um cartão de visitas com outro profissional pode ser o pontapé inicial para o fechamento de um bom  negócio. E foi justamente a possibilidade de fazer o chamado “Networking” com profissionais que atuam com Comercio Exterior e Logística na região de Campinas que tornou 0 Happy Comex  aguardado pelo mercado

happy hour realizado pela GPA Comunicação, ainda mais interessante.

Realizado sempre em um ambiente aconchegante em Campinas, o evento é uma oportunidade para fazer bons contatos no setor, mas também para um bom bate-papo sobre assuntos diversos.

Mais uma vez o Clube de Networking de Comércio Exterior e Logística reunirá no dia 23 de setembro os principais profissionais de comércio exterior e logística de Campinas e Região.

A Panalpina e a ELOG já confirmaram as adesões como patrocinadoras.

 

Feriado no Estado de São Paulo movimentará estradas e impactará logística

d. pedroCorredor Dom Pedro tem previsão de passagem de 683 mil veículos durante feriado estadual da Revolução Constitucionalista. Aeroportos terão horários diferenciados para atender a carga aérea.

A Concessionária Rota das Bandeiras prevê a passagem de pouco mais de 683 mil veículos durante o feriado no Estado de São Paulo da Revolução Constitucionalista, comemorado na quinta-feira, dia 9. A previsão de tráfego no Corredor Dom Pedro é para o período de cinco dias, da 0h de quarta-feira, dia 8, às 23h59 de domingo, dia 12.

A saída para o feriado deve ter trânsito intenso a partir das 17h de quarta-feira, se estendendo até as 21h; na quinta-feira de manhã, também é previsto grande movimento nas estradas; já o retorno terá horário de pico a partir das 14h.

Para garantir a segurança dos motoristas, a Rota das Bandeiras posicionará guinchos e ambulâncias em pontos estratégicos, com o objetivo de garantir mais agilidade em casos de socorros médicos e mecânicos.

Toda movimentação será acompanhada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária, por meio das 79 câmeras de monitoramentos instaladas ao longo do Corredor. O motorista que precisar de auxílio pode acionar a Concessionária por meio do telefone 0800-770-8070.

  1. Pedro I é rodovia com maior movimento – Principal via do Corredor, a D. Pedro I (SP-065) tem previsão de passagem de 443 mil veículos, o que representa 64,7% do total de tráfego para o período. Outra rodovia com trecho em Campinas, a Prof. Zeferino Vaz (SP-332) deve registrar pouco mais de 109 mil veículos nos cinco dias de operação especial. Na região de Jundiaí, o setor de tráfego estima a passagem de 99 mil veículos na Eng. Constâncio Cintra (SP-360)  e 23 mil na Romildo Prado (SP-063).

A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht Rodovias, que reúne os investimentos da Odebrecht TransPort em concessões rodoviárias. A Odebrecht TransPort desenvolve, implanta e opera projetos nas áreas de mobilidade urbana, portos, aeroportos e sistemas integrados de logística.

Aeroportos e Certificados de Origem – Guarulhos e Viracopos, os dois principais centros cargueiros do País, terão suas áreas administrativas sem funcionamento na quinta-feira e sexta-feira, retornando na segunda-feira, dia 13/07. As áreas operacionais, porém, seguirão com seus plantões normais.

Já o CIESP Campinas adotará o seguinte procedimento com relação à Certificação de Origem: o expediente no dia 10/07 será das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 para análise, selagem e finalização do processo de Certificação de Origem.

 

 Com informações: GRU / VCP e Atibaia News

MDIC simplifica procedimento de exportação

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou hoje uma alteração nos procedimentos para correção de dados dos Registros de Exportação (RE) de mercadorias já tenham embarcado para o exterior. A partir de agora, as empresas exportadoras não precisarão mais da anuência do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex), da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), exigida nos casos de alterações de peso, preço e número do Ato Concessório de Drawback, regime aduaneiro especial que consiste na desoneração de tributos incidentes sobre insumos importados, ou adquiridos no mercado interno, para utilização em produto exportado.

Dos mais de 4,5 milhões de RE averbados em 2014, cerca de 28,9 mil precisaram de alteração após o embarque das mercadorias. Dessas operações, mais de 50%, aproximadamente 15 mil, tratavam de correção de peso, preço ou número do Ato Concessório.

Segundo o Secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho, a simplificação adotada reduz o tempo gasto para ajustes e desonera os exportadores do pagamento de taxas que eram cobradas pela execução do serviço. “A partir de agora, as alterações serão finalizadas imediatamente após o comando realizado pelo exportador no sistema”, afirma.

Godinho acredita ainda que a mudança no procedimento possa gerar um impacto positivo no setor exportador. “A medida adotada faz parte do pilar de facilitação de comércio do Plano Nacional de Exportações. A conclusão de mais uma das ações previstas para o ano de 2015 reflete a disposição do governo para ampliar a desburocratização do comércio exterior e assim impulsionar as vendas externas brasileiras”, avalia.

O Plano – Com vigência até 2018, o Plano Nacional de Exportações é um passo importante para conferir novo status ao comércio exterior, com ações estruturais que vão além de uma visão de curto prazo e que são as bases para dinamizar e tornar mais competitiva nossa economia.

O plano está estruturado em cinco pilares: acesso a mercados; promoção comercial; facilitação de comércio; financiamento e garantias às exportações e aperfeiçoamento de mecanismos e regimes tributários para o apoio às exportações.

O objetivo é aumentar as exportações brasileiras a partir da ampliação do número de empresas no comércio exterior, inclusive com uma maior participação das micro, pequenas e médias empresas, e da diversificação da pauta, com foco nos produtos de maior densidade tecnológica. O plano contempla também medidas para ampliação das exportações do agronegócio e para a recuperação das exportações de produtos manufaturados.

Núcleo Softex Campinas lança consultoria para empresas que buscam recursos junto a investidores

Consultoria de modelagem de negócios para empresas de TI é voltada a empresas que buscam acelerar o crescimento

O Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atuam em Campinas e no interior do estado de São Paulo – acaba de lançar um novo serviço de modelagem de negócios para empresas de tecnologia da informação. Voltado a empresas que buscam acelerar seu crescimento ou captar recursos junto a investidores e opções de fomento, a consultoria auxilia gestores e empreendedores a definirem o melhor modelo de atuação no mercado de acordo com os objetivos estratégicos do negócio.

Utilizando metodologias reconhecidas, como BSC, Business Model Canvas, Lean Startup, entre outras, os consultores do Núcleo Softex Campinas entendem a fundo o negócio do cliente, avaliam proposta de valor, portfólio de produtos e serviços, estruturação das unidades de negócios e outros fatores. Após o diagnóstico, definem, juntamente com o time executivo da empresa, qual o melhor modelo de negócio para atuação nos mercados em que a empresa está inserida, além de sugerir novas áreas de atuação. São realizadas reuniões semanais e a estimativa é de que a consultoria dure de dois a quatro meses.

Segundo Edvar Pera Jr. diretor executivo do Núcleo Softex Campinas, algumas empresas sobrevivem sem que seus gestores entendam qual é o seu verdadeiro objetivo e tenham uma orientação clara de como conquistar mercado. “O serviço de modelagem ajuda os gestores a definir os objetivos de cada unidade do negócio, entender melhor qual é o público-alvo, qual é a oferta de valor e o diferencial do negócio. Com essas informações, ele consegue selecionar a área mais rentável e seguir pelo melhor caminho”, afirma.

Ele ressalta que a consultoria também é indicada às empresas que desejam obter recursos financeiros de agências de fomento ou financiamentos com juros subsidiados, uma vez que ter um bom planejamento e clareza dos objetivos do negócio é fundamental para que a empresa consiga obter boas taxas de juros.

“Na hora de buscar recursos, é essencial que a empresa saiba quem é e o que vai fazer com o dinheiro. As agências só liberaram os recursos quando têm certeza que estes contribuirão de forma clara para o desenvolvimento do negócio, seja em forma de produto, novos processos, entre outros”, complementa Edvar.