Como sobreviver a 2015 – “O silêncio pode custar 75% a mais no fim da crise”

ideia 2015Empresários e executivos com negócios no Brasil enfrentam uma tempestade perfeita, com ameaça de recessão, altas nas tarifas, nos juros, nos impostos, no dólar e na inflação, além de escândalos de corrupção. Encarar a comunicação como despesa pode ser um erro que vai custar muito caro para a empresa.

Há formas inteligentes, baratas e efetivas para manter a comunicação da empresa ativa.

A comunicação está entre os três primeiros itens na lista de cortes de presidentes de grandes empresas em períodos de crise. O dado não é aleatório. Faz parte de uma pesquisa reservada de uma das maiores consultorias de gestão de marcas do mundo, que buscou medir como os executivos reagem quando os primeiros sinais de alerta se acendem. A percepção é que enxugar a comunicação ajuda a manter o investimento em outras áreas. O problema do excesso de cortes nas verbas de marketing é que uma empresa que ficou em silêncio num período de crise pode demorar muito a voltar a ser ouvida e percebida pelos consumidores.

E esse retorno, diga-se, custa muito caro. O investimento adicional para recuperar o espaço perdido pode ser 75% maior do que o realizado por um concorrente que manteve sua comunicação ativa. Em 2010, as companhias brasileiras investiram quase 20% a mais em anúncios na mídia, em comparação ao ano anterior, quando pisaram no freio com medo da crise financeira mundial. “O reinvestimento é sempre muito maior no período pós-crise”, diz Eduardo Tomiya, diretor-geral da Milward Brown Vermeer para o Brasil. “O grande erro das empresas é não entenderem a comunicação como uma estratégia.” A falha mais comum é concentrar no presidnete a responsabilidade pelos ajustes de toda a comunicação.

Os consultores ouvidos pela DINHEIRO indicam que o ideal é listar com o pessoal do marketing as prioridades no período de crise. Com isso, é possível saber onde podem ser feitos cortes pontuais e como alocar os recursos disponíveis para a marca continuar em evidência. “Ficar quieto é atitude de executivo preguiçoso”, diz Jaime Troiano, sócio-fundador do Grupo Troiano de Branding. “Se uma empresa não fala, o concorrente vai continuar falando e conquistando o consumidor.” O publicitário Nizan Guanaes, sócio do Grupo ABC, costuma dizer que investir em comunicação é questão de sobrevivência.

Uma de suas estratégias mais recentes foi apostar no prestígio da mídia impressa para construir a marca Dudalina, a confecção catarinense vendida no ano passado para os fundos de investimento Advent e Warburg Pincus. Outro exemplo é a montadora Hyundai, que, mesmo com o setor automotivo recuando mais de 7% em vendas, no ano passado, manteve-se ativa nos principais veículos de comunicação para reforçar a estratégia de consolidar uma imagem de liderança na mente dos clientes. Para Guanaes, independentemente do período, há formas inteligentes, baratas e efetivas para manter a comunicação da empresa ativa.

 

Fonte: Revista Dinheiro

11º Happy Comex “desconhece” crise e tem a maior adesão desde seu início

catedral3“Sindasp” e  a italiana “Luxottica” encerram lista de parceiros do clube de networking. Pela primeira vez, um embarcador – maior fabricante de óculos do mundo – reconhece importância e também assina o evento

Muitos apontam um cenário de crise no Brasil. Já a presidente Dilma, em recente pronunciamento, define o atual momento como “problemas conjunturais”.

Porém, para os parceiros do 11º Happy Comex, o investimento na comunicação neste momento é vital.

Os patrocinadores do clube de networking, no 11º Happy Comex, somam oito, em número recorde desde a primeira edição do evento. São eles: Aurora EADI, Thomson Reuters, Panalpina, TCEX, ELOG, M2V Consultoria, Sindasp e, ela primeira vez, um embarcador – Luxóttica, maior fabricante de óculos do mundo – reconhece importância e também assina o evento.

Na avaliação do organizador do encontro, Nilo Peralta, diretor da GPA, mesmo com as condições adversas no País, as empresas estão mais atentas à importância da comunicação. “São dois “fenomenos” para se observar. “Primeiro, que defendo a definição dos “4P do marketing“. Quando se tem preço(justo), produto(diferenciado), promoção(eficiente) e praça(mercado)“ você tem um caminho mais curto para o sucesso. A outra vertente é uma definição do reconhecido publicitário Nizan Guanaes, que cita que “independentemente do período, há formas inteligentes, baratas e efetivas para manter a comunicação da empresa ativa“. Tudo isso, somado a muito trabalho, é claro“, conclui Peralta.

A apresentação desta edição ficará a cargo de John Edwin Mein. Ele foi executivo de empresas brasileiras e multinacionais. Durante treze anos, de 1988 a 2001, ele foi o presidente da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. Hoje ele é o Coordenador Executivo da Aliança pro Modernização Logística do Comércio Exterior – PROCOMEX. A Aliança PROCOMEX, é uma iniciativa civil, de caráter informal, apolítico e apartidário.

 

O 11º Happy Comex tem o apoio do CIESP Campinas. A realização é da GPA Comunicação.

Ficha Técnica:

11º HAPPY COMEX

OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO (OEA)

Local: Catedral do Chopp – Campinas (SP)

DATA: 25/03/2014

Horário: 18h às 22h

American Airlines cancela rota em Viracopos

A American Airlines (AA) irá cancelar a rota Campinas–Nova York a partir do dia 29 de março. Com isso, a companhia aérea passa a concentrar seus esforços no voo diário Campinas – Miami. Segundo o diretor da AA, Dilson Verçosa, a crise econômica do País, atrelada à alta do dólar, fez com que a American revisse sua estratégia e passasse a concentrar os esforços para a cidade da Flórida.

“O Brasil vive um momento de crise e por isso estamos cancelando esta rota e nos concentrando no voo diário que sai de Campinas para Miami”, explicou.

Lançada há seis meses, a rota Campinas – Nova York é operada três vezes na semana (terças,sextas e domingos) com um Boeing 767.

Confira a Íntegra da nota da empresa sobre o cancelamento:

“A American Airlines informa que o voo AA958 entre o Aeroporto Internacional de Nova York (JFK) e o Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (VCP), operado três vezes por semana, será descontinuado a partir do dia 30 de março de 2015. O último voo com destino à Nova York será operado em 29 de março de 2015. A mudança é parte da constante avaliação da companhia no que diz respeito a sua malha aérea para garantir a máxima utilização de sua frota, bem como atender à demanda de passageiros.

A companhia continuará a atender Campinas por meio de seu voo diário entre VCP e o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) e com voos diários entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) para MIA, JFK, o Aeroporto Internacional da Dallas/Fort Worth (DFW) e o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX).”

Infraero cria Selo de Eficiência Logística para certificação de empresas

A Infraero criou o Selo de Eficiência Logística, certificação que identifica as empresas que se destacam nos procedimentos que envolvem a movimentação de volumes nos terminais de logística de carga (Teca) administrados pela estatal. As empresas poderão usa-lo como atestado de participação eficiente no setor de logística de carga, o que, além de agregar valor à imagem e ao negócio da empresa, servirá como instrumento de marketing, enfatizando também a conscientização na busca da eficiência logística e a consolidação de sua posição no mercado.

Além disso, o Selo de Eficiência Logística permite a divulgação do Programa Infraero de Eficiência Logística (Piel), pelo qual a empresa avalia e reconhece as empresas que operam no ramo em seus complexos logísticos.

Receberão a certificação todas as empresas importadoras e prestadoras de serviços que operam nos Tecas da Infraero e que forem reconhecidas pelo Prêmio Infraero de Eficiência Logística em seus segmentos de atuação, com base nos critérios do Programa.

DICA da semana – Restaurante Riyad oferece agora 14 pratos combinados no almoço

O restaurante, que funciona no bairro Cambuí – atual endereço desde maio de 2013 – oferece esfirras, quibes (são quatro versões do quitute), beirutes e porções. Na hora do almoço, porém, as opções cresceram e o local passa a oferecer 14 pratos combinados.

Sobre o RIYAD ESFIHAS ESPECIAIS

Restaurante de Cozinha Árabe com qualidade e preços justos.

Unidade Cambui – Rua Antonio Lapa, 382, Cambuí, f. (19) 3254-3458

Unidade Galeria – Shopping Galeria – (19) 3207-1995

Almoço: todos os dias, das 11h30 às 15h. Jantar: de domingo a quarta, das 17h às 23h; de quinta a sábado, das 17h à meia-noite