Finalmente, Receita Federal ampliará quantidade de empresas habilitadas no RECOF e no Linha Azul

receita-federal1Instrução Normativa está em consulta pública. Expectativa é de entrada dos setores naval e eletroeletrônico, além do ingresso de pequenas e médias empresas

A Receita Federal colocou em consulta pública, nesta terça-feira(3), duas medidas que podem melhorar a vida das empresas que operam no comércio exterior. Elas facilitam a habilitação das companhias no Regime Aduaneiro de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof) e na chamada Linha Azul, que garante agilidade no despacho aduaneiro. Essas medidas de simplificação estavam em estudo pela Receita há anos e foram prometidas pelo governo no ano passado durante a campanha eleitoral.

O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais, Ernani Checcucci, disse que as medidas estão incluídas na agenda de melhoria do ambiente de negócio do País. “Fomos demandados pelo ministro (Joaquim) Levy sobre o que podíamos fazer para alavancar a indústria exportadora”, contou Checcucci.

A minuta da instrução normativa (IN) estará em consulta pública no site da Receita por dez dias. O subsecretário explicou que o objetivo é ampliar o número de empresas habilitadas nos dois regimes.

O Recof permite a compra de insumos no mercado externo ou nacional com suspensão tributária para a produção de bens a serem exportados. No entanto, apenas 18 empresas, sobretudo dos setores automotivo e aeronáutico, conseguiram se enquadrar nas exigências do Fisco. Elas exportaram US$ 8,1 bilhões em 2014.

Com as mudanças, a Receita avalia que o universo potencial de adesão é de 273 empresas, que foram responsáveis por US$ 24,7 bilhões em exportações no ano passado. Checcucci acredita que outros setores, como naval e eletroeletrônicos, devem se habilitar ao regime.

A proposta em consulta pública reduz de R$ 25 milhões para R$ 10 milhões a exigência de patrimônio líquido da empresa interessada em se habilitar no Recof. Ainda abre a possibilidade de a indústria apresentar garantias em caso de não atingir o valor estipulado. Também diminui de US$ 10 milhões para US$ 5 milhões o compromisso anual de exportação.

A minuta de instrução normativa também altera as exigências para as empresas operarem dentro da chamada linha azul, que garante o despacho aduaneiro mais rápido das importações porque não há checagem da carga no local. A necessidade de auditoria interna muda de dois para três anos e a exigência de patrimônio líquido cai de R$ 20 milhões para R$ 10 milhões.”A experiência mostrou que o risco não era elevado”, justificou Checcucci.

Novas mudanças, no entanto, ainda serão feitas nos próximos meses. O subsecretário antecipou que as exigências de entrada devem ser abolidas. “Vamos fazer uma revisão mais ampla para alcançar a pequena e média empresa”, disse. Atualmente apenas 49 empresas passam pela linha azul.

Checcucci avisou que até meados do ano também anunciará outras mudanças no Recof. A Receita deixará de exigir um sistema informatizado exclusivo para o regime, reduzindo custos para as empresas. Segundo ele, as companhias poderão optar por um novo modelo de relacionamento no qual o Fisco exigirá as informações necessárias à manutenção do controle e funcionamento do Recof.

Com informações: Diário de Pernambuco

 

Após caminhoneiros, as transportadoras de carga também devem parar as rodovias do Brasil?

valdir santos 2ARTIGO por Valdir Santos – Presidente da Transportadora ASA EXPRESS

Convivemos recentemente com um movimento de greve que causou transtornos à sociedade em todo o Brasil. O movimento grevista dos caminhoneiros citava a alta dos preços dos combustíveis, dos pedágios e dos valores dos tributos sobre o transporte como fatores das ações. Após a Presidente Dilma sancionar a Lei dos Caminhoneiros sem veto, este ato funcionou como um acordo entre governo e caminhoneiros para o desbloqueio de rodovias no país.

Nos anos 80 e 90, novas paralisações de transportadores autônomos bloquearam estradas em vários estados e vias expressas das grandes cidades brasileiras, causando desabastecimento em alguns setores. No vizinho Chile do socialista Salvador Allende, a greve dos caminhoneiros no final de 1972 foi mais longe: ajudou a desestabilizar o país e abriu o caminho para o golpe militar que derrubou, no ano seguinte, o presidente eleito democraticamente. Em meio ao movimento pró-Impeachment da Presidente Dilma, que terá seu ápice em 15 de março de acordo com as mobilizações em redes sociais, não acredito que este tenha sido o objetivo dos grevistas, por um simples motivo: temos realmente um cenário obscuro no transporte rodoviário brasileiro.

Chamamos a atenção, porém, para que não sejam esquecidos os empresários do setor de transporte, pois além de todas as dificuldades são os geradores de emprego deste grande segmento no Brasil. Os problemas citados pelos autônomos afetam diretamente as empresas de transportes.

Nos últimos anos, a maioria das transportadoras ficou sem condições de investimentos com tanto aperto que sofreram, enfim, SUCATEARAM NOSSAS FROTAS E O PIOR: TRATARAM AS TRANSPORTADORAS COMO SE FOSSEM CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS (a comparação não pode ser realizada, pois, com todo o respeito, os caminhoneiros autônomos possuem somente – na maioria das vezes – apenas um caminhão).

Esqueceram, portanto, a grande quantidade de empregados nas operações, além da própria estrutura que deve ser mantida para o serviço de transporte, entre tantos outros fatores.

Devemos também parar as rodovias para sermos reconhecidos como empresários geradores de riquezas, de divisas e de empregos para o Brasil?

Valdir Santos  é Presidente da

Transportadora ASA EXPRESS

www.asaexpress.com.br

 

Conheça um pouco sobre John Mein, que abordará “OEA” no 11º Happy Comex

Aurora EADI e Thomson Reuters também confirmam a adesão ao eventocatedral3

John Edwin Mein foi executivo de empresas brasileiras e multinacionais. Durante treze anos, de 1988 a 2001, ele foi o presidente da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. Hoje ele é o Coordenador Executivo da Aliança pro Modernização Logística do Comércio Exterior – PROCOMEX. A Aliança PROCOMEX, é uma iniciativa civil, de caráter informal, apolítico e apartidário.

John tem assento no Private Sector Consultative Group da Organização Mundial das Aduanas. Ele também é Presidente da CONSENTES – Institution Building, empresa de consultoria a empresas, associações e ongs nas áreas de planejamento, organização, membresia, comunicação, responsabilidade social e relações governamentais.

 

Este é um pouco do perfil de quem levará informações acerca do OEA – Operador Econômico Autorizado no 11ºHappy Comex.

Aurora EADI e Thomson Reuters se juntam ao seleto grupo formado por Panalpina, TCEX, ELOG e M2V Consultoria com adesão às cotas de patrocínio.

O 11º Happy Comex tem o apoio do CIESP Campinas. A realização é da GPA Comunicação.

Ficha Técnica:

11º HAPPY COMEX

OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO (OEA)

Local: Catedral do Chopp – Campinas (SP)

DATA: 25/03/2014

Horário: 18h às 22h

Informações e adesões de patrocínio: (19) 3383-3555

 

ZF apoia ações de cooperação na área de inovação e tecnologia entre Brasil e Alemanha

ZF, empresa com sede na cidade de Sorocaba, terá foco na engenharia e inovação

O presidente da ZF América do Sul, Wilson Bricio, recém-empossado presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros  Brasil-Alemanha), reafirmou compromisso da empresa em incentivar a cooperação tecnológica com foco na engenharia e inovação, durante encontro com Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

O encontro ocorreu com o apoio da ZF, na última sexta-feira, após solenidade de posse da nova diretoria e presidência da VDI-Brasil, no Club Transatlântico, em São Paulo. A reunião contou com a presença de CEOs de diversos grupos empresariais instalados no Brasil e seu principal objetivo foi a discussão de fomento à inovação e tecnologia.

“A inovação está no DNA do Grupo ZF desde sua criação, há um século. Nossa empresa é reconhecida mundialmente por sua história de bem sucedidas inovações e pioneirismos tecnológicos, como, por exemplo, quando o fundador da ZF, o Conde Ferdinand von Zeppelin, criou o dirigível “LZ 1”, considerado a primeira aeronave rígida no mundo. Continuaremos a investir nesse caminho, com ênfase na valorização de nossos profissionais, para sempre oferecermos as melhores e mais eficientes soluções para a sociedade“, disse Bricio.

Um dos melhores exemplos da preocupação da ZF na busca pela inovação está nos investimentos anuais da empresa na área de pesquisa e desenvolvimento.  Em 2014 a empresa registrou a venda presumida de 18 bilhões de euros aproximadamente e 5% deste total foi destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Ao assumir a presidência da VDI-Brasil,  Bricio  enfatizou que dará  continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados em prol da engenharia  e fortalecerá ainda mais a transferência de know-how  que existe entre Brasil e Alemanha. “Vamos trabalhar fortemente na busca pela excelência na cooperação tecnológica entre os dois países, visando aumentar a competividade local através da formação de engenheiros para gestão da inovação”.

Durante a reunião, o ministro Aldo Rebelo demonstrou que continuará apoiando ações de cooperação entre Brasil e Alemanha. “Temos fronteiras a explorar na área de inovação e tecnologia e a certeza de que o fomento a estas áreas será o melhor caminho para realizar grandes projetos”, disse o ministro.

Com informações: Portal Nacional de Seguros

DICA da semana – Esfiha de Avelã

Um sabor inigualável. Esta é a descrição da “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região que visitar o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad. A Esfiha de Avelã é um pedido que recomendamos para os amantes da culinária árabe.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids, Espaço para eventos e Delivery. Confira!