O que é Networking?

Início de fevereiro é marcado no mundo como “Semana Internacional do Networking

Desde a Semana Internacional de Networking inaugural em 2007, o evento anual, que é sempre realizado durante a primeira semana completa de fevereiro, ganhou impulso a cada ano, e foi repetidamente reconhecido por muitas organizações e agências governamentais do mundo inteiro. Em 2015, a data de 02 a 09 de fevereiro marcou as comemorações.

O que é Networking? Confira abaixo o artigo de 9a Edição Anual da Semana Internacional de Networking®

por Marcos R Martins

O conceito de networking pessoal não tem nada de abusivo ou manipulador, mas sim, elemento estratégico e competitivo para as pessoas e/ou para as organizações modernas (Infor SMB, 2007).

O uso do networking traz para as organizações, novos elementos, conhecimentos, e, do ponto de vista da competitividade, a agregação de pessoas, podendo render novas ações, ainda impensadas. Diante disso, o networking não se dá apenas nas relações entre pessoas e empresas, mas, sobretudo entre organizações, essa é uma prática que muito contribui para agregação de valor e alcance de novos mercados.

Assim, pode-se dizer que: 

Fazer networking é proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais, que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contatos e sugestões, onde os recursos, habilidades e talentos são compartilhados e agregados. E, nesse processo, tornados públicos (LÈBRE, 1999, p. 10).

Práticas de Networking

As práticas de networking com vistas à agregação de valor por parte das organizações vêm merecendo a atenção de pesquisadores na medida em que em alguns casos, por conta dos relacionamentos em rede, determinadas organizações descobriram novos elementos competitivos no mercado, ou mesmo, visões diferentes sobre atuação interna e/ou externa.

Na atual condição de flexibilização organizacional e das novas exigências do mercado de trabalho, o networkingse constitui em uma ferramenta indispensável para a manutenção e a alavancagem das condições de empregabilidade de todos os profissionais. Todos os colaboradores de uma empresa trocam capital com a empresa e também entre si. Seja a troca entre capital intelectual e capital financeiro, como também entre capital social.

O networking é um processo altamente flexível, gerador de possibilidades por meio de uma malha de relações que originam soluções. Por meio dela, ocorre um fluxo de eventos independentes que desencadeiam outros, como informações, apoio, indicações, oportunidades e recursos, efetivamente compartilhados (LÈBRE, 1999).

A Semana Internacional de Networking de 2015 será observada no mundo inteiro através de centenas de eventos, grandes e pequenos, em áreas como Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chipre, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Nigéria, Polônia, Singapura, África do Sul, Suécia, Estados Unidos e outras. Esses eventos de celebração oferecerão apresentações feitas por respeitados especialistas em networking, darão aos participantes dicas e estratégias de networking extremamente eficientes para obter crescimento do negócio em longo prazo, além de proporcionarem aos participantes muitas oportunidades para fazer network com profissionais de negócios e empresários com as mesmas ideias.

Desde a Semana Internacional de Networking inaugural em 2007, o evento anual, que é sempre realizado durante a primeira semana completa de fevereiro, ganhou impulso a cada ano, e foi repetidamente reconhecido por muitas organizações e agências governamentais do mundo inteiro.

A Semana Internacional de Networking trata de celebrar o papel importante que o networking desempenha no desenvolvimento e sucesso dos negócios no mundo inteiro; trata também de criar uma consciência em relação ao processo de networking de relacionamentos, uma abordagem da realização de negócios com base na construção de relacionamentos bem-sucedidos e de longo prazo com outras pessoas.

A Semana Internacional de Networking está aberta a profissionais de negócios, comerciantes, empresários, estudantes, representantes da imprensa, representantes governamentais e de conselhos, e absolutamente qualquer pessoa que gostaria de saber mais sobre como o networking de negócios pode fomentar os negócios individuais, fortalecer as comunidades locais, e exercer um impacto fortemente positivo sobre o cenário econômico global.

Assista ao vídeo oficial para saber mais sobre a Semana Internacional de Networking.

http://www.businessnetworking.com.br/?p=1110

Panalpina e TCEX são primeiras adesões ao 11º Happy Comex

catedral3“Operador Econômico Autorizado” caminhará ao lado de muitas novidades no melhor Clube de Networking do interior. Catedral do Chopp receberá novamente convidados

O ano de 2015 já está voando. O primeiro evento de networking e conteúdo do ano, o 11º Happy Comex, já se aproxima e será no final de março. A Catedral do Chopp receberá novamente o encontro, que reúne os principais executivos e profissionais do setor de logística e comércio exterior de Campinas e Região.

O tema definido será sobre o Programa Brasileiro de OEA, que consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras. O Programa foi lançado pela Receita Federal no final do ano passado e apenas 05 empresas estão certificadas, entre elas a Aeroportos Brasil Viracopos, que credenciou o aeroporto de Campinas como OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO.

Panalpina e TCEX são primeiras adesões de patrocínio ao 11º Happy Comex

O 11º Happy Comex tem o apoio do CIESP Campinas.

 

Ficha Técnica:

11º HAPPY COMEX

OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO (OEA)

Local: Catedral do Chopp – Campinas (SP)

DATA: 25/03/2014

Horário: 18h às 22h

Informações e adesões de patrocínio: (19) 3383-3555

Os 10 maiores erros cometidos nos registros de frete no Siscoserv

1 – Importador registrar aquisição de frete em importação PREPAID, que não deva ser registrada;

2 – Importador não registrar aquisição de frete em importação COLLECT que deva ser registrada;

3 – “Trading” registrar aquisição de frete em operação de importação por conta e ordem;

4 – Adquirente em operação por conta e ordem não registrar a aquisição de frete;

5 – Atrelar o momento do registro à data de fechamento do câmbio;

6 – O exportador registrar como venda de frete o frete adquirido em operação de exportação (exportador jamais vende frete);

7 – Agente de cargas registrar aquisição e venda de frete, quando na verdade é mero agenciador, dizendo ao importador/exportador que ele não precisa registrar esta operação (este é um dos erros mais graves, deixando o pior passivo aos importadores/exportadores, que é a multa cumulativa de R$ 500,00 a R$ 1.500,00 por mês de atraso por registro não feito);

8 – Importador/Exportador registrar a NBS 1.0607.10.00 como se fosse a NBS correta para frete mais despesas de origem (isto não existe). A NBS 1.0607.10.00 só pode ser registrada por quem vende um serviço típico de apoio aos transportes, ou seja, exemplificadamente, os agentes de cargas.

9 – Importador/Exportador registrar “reembolso de despesas”. Primeiramente vale lembrar que não existe NBS para reembolso de despesas. As despesas de origem compõem o valor do frete. Segundo que a natureza de câmbio de reembolso de despesas não existe também.

10 – Registrar cada um dos itens do campo “other charges”, quando estes valores não devem ser registrados separadamente, mas sim dentro do valor do frete, fazendo com que os importadores/exportadores gastem muito mais pelos registros feitos desnecessariamente, além do risco evidente de multas.

Os itens daquele campo, tais como gastos com combustível, raio x, manuseio, etc., compõem o valor do frete e jamais devem ser segregados e registrados separadamente. Alias qual a NBS para aquisição de combustível, que é um bem tangível e não intangível ?!

Por outro lado se estivermos diante de uma importação EXW, a análise do campo “other charges” é importante para indicar a contratação de um frete multimodal e não marítimo ou aéreo como sugere o contrato de transporte.

 

Rogério Zarattini Chebabi – Advogado Aduaneiro e Sócio Diretor do Canal Aduaneiro
rogerio@canaladuaneiro.com.br

Elog utiliza solução TOTVS para gerenciar recintos alfandegados

Um dos principais operadores logísticos do Brasil concentra um de seus processos essenciais de conformidade à legislação, segurança da informação e atendimento ao cliente na solução SARA

O sistema SARA (Sistema de Armazenagem para Recintos Alfandegados), que nasceu da parceria entre a Elog, um dos maiores operadores logísticos do país, e a TOTVS, líder no desenvolvimento de software de gestão na América Latina, tornou-se responsável pelo gerenciamento das operações nos recintos alfandegados da empresa, que está presente nos principais corredores de importação e exportação do Brasil. Desenvolvido dentro da estrutura da companhia logística há mais de 15 anos, o SARA passou a fazer parte do portfólio da TOTVS em 2007, reunindo a ampla experiência e especialização de dois dos maiores players dos segmentos. Desde então, o trabalho segue em conjunto para consolidar uma tecnologia 100% dedicada ao atendimento deste nicho do mercado.

Com atuação em toda a cadeia logística, a Elog concentra as mais diversas peculiaridades que um recinto alfandegado pode ter no Brasil, desde tratativas pontuais de fronteiras, regimes de importação, de exportação e controle aduaneiro de interior para portos secos, até mesmo as especificidades da Receita Federal para o porto de Santos. Todos esses processos ocorrem via SARA, solução especializada no atendimento à multidisciplinaridade da legislação aduaneira. As informações são tratadas de forma segura, gerenciando, inclusive, os dados dos clientes consultados pelos órgãos federais, que somam milhões de dólares em cargas de alto valor agregado. A veracidade e qualidade de tudo o que é provido pelo sistema é fundamental para a manutenção dos serviços da Elog, bem como para a sua adequação às exigências da Constituição.

O trânsito aduaneiro da Elog na Tríplice Fronteira, por exemplo, entre Brasil, Argentina e Paraguai, é controlado em conjunto pela Receita e Polícia Federal. Existem prazos específicos para o percurso do caminhão, desde a sua saída, na Ponte da Amizade, até chegar a território nacional. Quando o veículo não percorre o trajeto dentro do tempo permitido, o monitoramento realizado pelo SARA, automaticamente, indica as ações que devem ser tomadas, como a entrega de relatórios de divergência de tempo para o órgão competente. O objetivo é assegurar que todas as operações ocorram em conformidade com a lei e dentro de um controle de mercadorias preciso e dinâmico.

Outro importante processo gerenciado pela solução é o atendimento ao cliente. Como todas as cargas são rastreadas dentro do SARA, o cliente consegue visualizar as etapas percorridas pela mercadoria, a data de entrada, o tempo que ficou com a Elog, a passagem na Receita Federal, se precisou ser submetida à vistoria do Ministério da Agricultura ou da ANVISA, os valores, seguros, enfim, um extrato de todas as informações dos seus contêineres. O SARA garante total controle dentro do armazém alfandegado, com rastreabilidade dos veículos nos pátios, assegurando, assim, que todas as operações ocorram de forma segura e transparente.

Além do SARA, a Elog também utiliza a solução de gerenciamento de transportes da TOTVS, o TMS (do inglês, Transportation Management System), que integra o controle do centro de distribuição para alocar cargas. Todo veículo que sai da Elog tem uma documentação oficial e a emissão das informações de conhecimentos de transportes, bem como todo o fluxo operacional nesta etapa, são realizados com o TOTVS TMS, atendendo às necessidades da ponta dos negócios da operadora logística com a garantia da robustez do sistema.

“Com um desenvolvimento em parceria com a TOTVS, utilizamos a solução de gerenciamento de recintos alfandegados preparada para atender às particularidades do nosso negócio. Por meio do controle proporcionado pela tecnologia, focamos a nossa atenção em fornecer ao mercado uma plataforma que sintetiza serviços de logística integrada para atender aos nossos clientes de forma abrangente”, diz Rogério de Souza, gerente de Sistemas Logísticos da Elog.

Para Vladimir Michels, diretor do segmento de Distribuição e Logística da TOTVS, o trabalho com a Elog uniu a experiência em legislação da operadora logística, Knowhow da operacionalização e tratativas aduaneiras à capacidade de prover tecnologia de ponta e capilaridade de suporte operacional da TOTVS. “Enxergamos essa aliança como um importante indicador de que consolidamos uma oferta única no mercado, com o aval de novos projetos em desenvolvimento e uma constante atualização da solução para atender às especificidades deste nicho do mercado”, finaliza o executivo.

Parceria entre CIESP Campinas e Sindasp possibilita emissão de Certificados Digitais em Viracopos

Uma parceria entre o CIESP Campinas e o SINDASP na Emissão de Certificados Digitais para os associados do SINDASP ou Ciesp e público do Aeroporto de Viracopos está em vigor.

A sala do Sindasp está localizada no andar térreo do prédio administrativo e as certifcações ocorrerão sempre todas as sextas-feiras, a partir de 06 de fevereiro.

O Associado Sindasp ou CIESP terão preços diferenciados. Os agendamentos poderão ser feitos com Claudia ou Úrsula pelo fone 3725-5925 ou e-mails claudia@sindaspcg.org.br ou ursula@sindaspcg.org.br