Maior avião fabricado no Brasil, KC-390 da Embraer faz primeiro voo

O KC-390, maior avião projetado no Brasil, fez seu primeiro voo nesta terça-feira (3), de acordo com o Ministério de Defesa.

O avião decolou pela manhã da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), com dois pilotos de teste e dois engenheiros da empresa a bordo.

A aeronave começou a ser desenvolvida em 2009, após um acordo de US$ 2 bilhões com a Força Aérea Brasileira (FAB) para montagem de dois protótipos. Em maio de 2014, a FAB fechou a compra de 28 unidades do KC-390, em um negócio avaliado em R$ 7,2 bilhões.

Os aviões devem substituir os C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin, atualmente na frota da FAB.

O cargueiro representa uma importante diversificação de receita para a Embraer, que tem buscado ampliar o peso da aviação executiva e de defesa em seu resultado para suavizar o impacto das oscilações mais bruscas nos negócios na aviação comercial.

26 toneladas de carga, a 870 quilômetros por hora – O KC-390 é uma aeronave de transporte de tropas e cargas e de abastecimento em voo. O avião também pode realizar missões como busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

A aeronave é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 870 quilômetros por hora.

Fonte: UOL – Com Reuters.

 

Dachser assegura desenvolvimento de software

Certificado de TI Corporativa em conformidade com o ISO 27001 renovado e aperfeiçoado

Segurança da informação de acordo com o DIN ISO/IEC 27001 não é um evento isolado, mas um processo de melhoria contínua. De acordo com este princípio, a Dachser não apenas organiza auditorias anuais dos seus sistemas de TI Corporativa, a empresa também está trazendo a TÜV Süd para revisar todo o seu processo de desenvolvimento de software.

Há mais de 25 anos, a Dachser conta com o desenvolvimento interno total de seus aplicativos centrais, DOMINO e OTHELLO (software de gerenciamento de serviços de transporte terrestre bem como fretes aéreos e marítimos, respectivamente), MIKADO (gerenciamento de armazenagem) e EDI (Electronic Data Interchange, ou o Intercâmbio Eletrônico de Dados). Além disso, existem as ferramentas de eLogistics baseadas na Web (incluindo aquelas para aceitação de pedidos ou rastreamento e acompanhamento). Todos estes aplicativos são desenvolvidos, instalados e atualizados em intervalos semanais na Dachser, em uma base centralizada para as filiais e parceiras. De um total de 280 funcionários da matriz em Kempten, 100 estão envolvidos no desenvolvimento de software atualmente.

“Nossos sistemas principais são altamente integrados e podem ser facilmente adaptados e refletir o “state of the art” em qualquer lugar; essa é uma proposta de comercialização única no mercado de logística”, comenta Christian von Rützen, Team Leader da Segurança de TI na Dachser. “Com o Certificado ISO 27001, nós estamos emitindo um atestado claro de eficiência, qualidade e profissionalismo nos processos operacionais, de segurança e de desenvolvimento de software.”

Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) precisa de processos de TI seguros – Dados de clientes em boas mãos: essa é a motivação por trás do Certificado ISO 27001 para o sistema central de TI da Dascher. De fato, o intercâmbio eletrônico de dados (EDI) ganhou força nos últimos anos –  e, consequentemente, as exigências de segurança de TI também. Hoje, 80 porcento de todos os pedidos na Dachser já são processados eletronicamente; mais de 13.000 clientes conectaram seus sistemas ao Dachser EDI Center e mais de 16.000 usam as ferramentas de eLogistics.

“Estas empresas sabem que suas próprias operações de supply chain globais dependem da disponibilidade constante dos sistemas de suas provedoras de logística e assim insistem em infraestrutura de segurança para orçamentos e auditorias”, esclarece von Rützen. “Considerando este meio, nós estamos em uma posição excepcional para obter o Certificado ISO 27001 completo de nosso sistema central de TI.”

A Dachser conseguiu certificação do seu departamento de TI Corporativa de acordo com o ISO 27001 em Dezembro de 2011 – uma das primeiras provedoras de logística a obtê-lo. No processo, inúmeros aspectos da segurança da informação foram examinados, como a proteção contra ciberataques, segurança de aplicativos de Internet, gestão de risco de TI, desempenho à prova de falhas, planos de emergência e regulamentação da proteção do sigilo.  Para as auditorias anuais, avanços e melhorias baseados em auditorias anteriores são integrados na avaliação.

DICA da semana – Novo Cardápio e Delivery

Ao mesmo tempo em que inaugura a sua segunda unidade, o Restaurante no Cambuí traz também novidades no cardápio. Os Kebabs, lanches árabes especiais com acompanhamento, ganharam novas versões e já estão à disposição dos clientes.

Após essa primeira ação, o Riyad contará com uma central de distribuição para organizar ainda mais o serviço de delivery. Hoje, são aproximadamente duas mil entregas por mês, através dos contatos Delivery Cambuí – Tel. 3254-3458 e, agora, Delivery Galeria – Tel. 3207-1995.

DHL, UTI e FedEx são acionadas na justiça por não recolhimento dos honorários de Despachante Aduaneiro

dhl_express_envelope_0_0Sindasp começa 2015 acionando judicialmente empresas ​que não recolhem honorários, em conformidade com a lei federal

Em continuidade ao trabalho do Grupo GRH, iniciado em março de 2014, o SINDASP fez um levantamento das empresas que estão operando em desacordo ​com a Lei Federal e legislação especial que rege o pagamento dos Honorários de Despachante Aduaneiro.

Assim, após várias tentativas administrativas​, sem êxito, a ​Entidade decidiu​, em defesa dos direitos e interesses da categoria – conforme preceitua e determina o inciso III do artigo 8º da Constituição Federal – ​ chamar essas empresas ​às barras da Justiça, ​para ​ prestar esclarecimentos quanto a cobrança dos honorários pelos serviços prestados​ de representação de importadores e exportadores, no despacho aduaneiro. São elas: DHL Express (Brazil) Ltda., Federal Express Corporation, UTI do Brasil Logística, Transporte e Armazenagem Ltda. e Ventana Serra Shows e Eventos Ltda.

Paralelamente, o SINDASP ​notificará e auxiliará, no que lhe couber,  as  autoridades competentes​, na​ ​ apuração de eventuais ilícitos ​​cometidos,​ em decorrência e/ou vinculados ao não pagamentos ou ainda,  pagamentos irrisórios  dos honorários profissionais, inclusive e principalmente: ​S​onegação ​Fiscal (​Imposto de ​​Renda na ​F​onte e  ​C​ontribuições ​Previdenciárias​)​,​ ​além d​a I​nterposição ​F​raudulenta​​​​.

É importante destacar, que brevemente outras empresas serão notificadas. ​​Nossos trabalhos​, em defesa da categoria profissional, não param por aqui. Nesse senti​​do, ​ ​solicitamos que nos informem​, ​ o nome de outras empresas que estariam operando nos mesmos moldes​. Sua informação será mantida no mais absoluto sigilo. ​

Com informações: Circular SINDASP

Receita Federal: “OEA vai definir o curso do comércio exterior legítimo daqui para frente”

Declaração do Auditor Fiscal é feita durante apresentação do tema no CIESP Campinas

Em concorrido evento que lotou o auditório do CIESP Campinas na última terça-feira(27), o Auditor Fiscal da Receita Federal em Viracopos, Sr. Antonio Cesar Ferreira, lider Regional do Projeto OEA – Operador Econômico Autorizado – declarou que “o OEA vai definir o curso do comércio exterior legítimo daqui para frente”. No inicio de sua apresentação, Ferreira destacou também a principal característica do programa, que é exatamente o reconhecimento mútuo entre os países, com acordos bilaterais ou multilaterais, com o objetivo de tornar legítima a credibilidade entre os países, concedendo os benefícios para as empresas que conquistarem o certificado.

O Programa Brasileiro de OEA consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras.

 

O Programa é de adesão voluntária e objetiva, até 2019, atingir a meta de 50% (cinquenta por cento) das declarações de exportação e de importação registradas por empresas certificadas OEA. As “empresas OEA” terão direito a um tratamento aduaneiro ágil, reduzindo ao máximo a intervenção da aduana tanto na importação, quanto na exportação em países de destino através de acordos bilaterais. O Programa foi lançado pela Receita Federal no último dia 10 de dezembro e apenas 05 empresas estão certificadas, entre elas a Aeroportos Brasil Viracopos, que credenciou o aeroporto de Campinas como OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO.

 

Uma otimista projeção marcou o lançamento do projeto, ainda em dezembro, e foi ratificada pelo palestrante Ferreira no CIESP: o Subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Sr Ernani Checcucci afirmou à época uma previsão sobre a liderança do Brasil. “Nossa Visão é que o Brasil seja reconhecido como um líder mundial no controle e na gestão dos fluxos de comércio exterior por meio do seu Programa OEA em 2019.”