Porto de Santos confirma calado de 13,2 metros no canal de navegação

Caputo codespO calado de 13,2 metros foi homologado para os trechos 1, 2 e 3.

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, anunciou, na quarta-feira (09/12/14), que o canal de navegação do Porto de Santos atingiu um calado de 13,2 metros nos trechos 1, 2 e 3 e de 13 metros no trecho 4, até a Brasil Terminal Portuário. Caputo explica que a batimetria do trecho 4 ainda está sendo analisada para validação pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a expectativa é que também seja elevado para 13,2 metros. Segundo o presidente, a profundidade média atingida em todos os trechos é de 15 metros.

O presidente da Codesp participou de reunião, hoje,  na Capitania dos Portos,  quando foi estabelecido o novo calado, em função dos resultados de batimetria validada pelo CHM, que havia sido encaminhada no último dia 8 de novembro.

Caputo destacou a atuação da Codesp na busca da recuperação do calado operacional do porto, afirmando “fizemos algumas contratações rápidas para proporcionar esse resultado excepcional a toda a comunidade portuária santista no menor tempo possível”. De acordo com o presidente, isso propiciará uma igualdade comercial em todos os trechos do porto.

Há expectativa de uma  nova licitação com prazo mais curto a ser realizada pela Secretaria de Portos (SEP). A meta do Governo Federal é assinar o contrato, iniciar os estudos para o projeto executivo e começar a dragar em 2015.

O presidente afirma que não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Companhia Docas e o ministério supervisor.

No dia 12 de agosto a Codesp assinou contrato para execução dos serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4 com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., vencedora do certame licitatório. Em 2014 foram dragados 2,350 milhões de metros cúbicos de sedimentos no canal de navegação.

Elog aposta em soluções tecnológicas para atendimento aos clientes

SMS e averbação eletrônica estão entre as inovações oferecidas

A Elog, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, controlada pelo Grupo Ecorodovias e BRZ Investimentos, implementou dois novos processos para otimizar a prestação de serviço no ambiente de CLIA, que resultaram em operações mais ágeis e precisas nas unidades de Curitiba e Santos.

O primeiro, adotado no CLIA Curitiba, foi o uso de SMS para avisar aos motoristas o momento de carga, descarga, retirada de amostra ou qualquer outra situação que envolva os caminhoneiros. Antes da adoção do SMS, os caminhoneiros recebiam uma senha e aguardavam o chamado no painel eletrônico, reforçado pelo sistema de som. Agora, além dos painéis, ao entrar na unidade o caminhoneiro tem seu celular cadastrado para receber SMS com aviso de chamada.

A ferramenta foi implantada há dois meses e os resultados já alcançados são significativos. “Com a implantação dessa ferramenta conseguimos reduzir em 60% o tempo médio de entrada dos veículos, com ganho de produtividade nas operações de carga e descarga do CLIA Curitiba. Além disso, os motoristas comentam que podem esperar em qualquer lugar, mesmo fora da Elog, pois antes havia confusão quando o motorista não conseguia ouvir o chamado e acabava perdendo o atendimento”, explica o gerente de Operações do CLIA Curitiba, Robson Bissani.

Averbação eletrônica – A ferramenta e-tracking, sistema de rastreamento online que permite a qualquer cliente da Elog seguir sua carga por todo o trajeto percorrido, desde a liberação do pedido até o destino final, também passou por uma importante renovação.

Desde outubro, despachantes e comissárias também conseguem emitir a averbação eletrônica imediata, além do agendamento de contêineres via web, para carga ou descarga de mercadorias no CLIA Santos. Disponível para todos, o e-tracking envia e recebe dados conforme a necessidade dos clientes cadastrados, que podem até programar antecipadamente o pagamento de fornecedores e impostos, assim como aprimorar sua logística e linhas de produção, de acordo com informações atualizadas em sistema.

Dica da semana do RIYAD – “Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo”

Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo – Saboroso carré de cordeiro ao pesto amarelo. Acompanha arroz árabe.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids e Delivery. Confira!

 

ABSA, American Airlines e Alitalia têm multas reduzidas por cartel no transporte de cargas em 2013

absa-cargo-boeing-767-300fCade reduz em R$ 93 milhões multa a aéreas, pois, segundo conselheira, o recálculo de penalidades era necessário por “omissões e contradições”.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reduziu, em R$ 93 milhões, as multas aplicadas a três companhias aéreas por formação de cartel no transporte de cargas no Brasil. Empresas e funcionários foram condenados em agosto de 2013 por combinar preço e data de aplicação do adicional de combustível cobrado no transporte internacional de cargas. Após a sentença, as aéreas pediram embargos de declaração, para contestar as multas. A conselheira do Cade, Ana Frazão, relatora dos embargos, aceitou recalcular as penalidades. “A revisão foi feita para suprir omissões e contradições da decisão embargada, que comprometiam a coerência interna. Era preciso assegurar a proporcionalidade e a isonomia das multas fixadas.” A American Airlines teve multa reduzida de R$ 26 milhões para R$ 16,1 milhões; a ABSA Aerolíneas Brasileiras, de R$ 114 milhões para R$ 32,7 milhões; e a Alitalia, de R$ 4 milhões para R$ 1,7 milhão. A Varig Log, que parou de operar em 2012, teve multa mantida em R$ 145 milhões. O esquema foi delatado pela alemã Lufthansa em 2006. A Swiss Airlines também colaborou com as investigações. As duas ficaram livres de punições. A Air France a holandesa KLM confessaram participação no cartel e pagaram R$ 14 milhões para encerrar o caso. Em nota à imprensa, a ABSA – hoje controlada pela Latam, criada após fusão da chilena Lan e a brasileira TAM – afirmou que “vai aguardar a publicação da sentença para tomar as ações cabíveis”. A empresa esclareceu que a conduta se refere ao período pré-fusão.

Com informações do Jornal DCI

Simplificação do Regime Especial de Drawback será tema central de evento exclusivo da Thomson Reuters

drawbackNo dia 9 de dezembro, especialistas se reunirão em São Paulo para discutir o uso estratégico desse regime aduaneiro especial pelas empresas

Recentemente, o regime aduaneiro Drawback passou por alterações, conforme a Portaria Conjunta 1.618/2014, assinada pela Receita Federal do Brasil e pela Secretaria de Comércio Exterior, tornando o controle de estoque mais flexível para as companhias que o utilizam.

Tendo em vista a importância estratégica desse recurso para as empresas brasileiras, a Thomson Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, realizará no dia 9 de dezembro, o evento gratuito “DRAWBACK: Descubra como sua empresa pode se tornar mais competitiva com o uso do regime”, das 8h30 às 12h00, no Hotel Estanplaza Funchal (Rua Funchal, 281, Vila Olímpia), em São Paulo, “Essa será uma oportunidade ímpar para ampliar o debate e identificar as melhores formas de utilização do regime aduaneiro Drawback. Na pauta de discussões, falaremos em detalhes sobre como a aplicação do Drawback pode ser estratégica para tornar os negócios mais competitivos. A simplificação do regime funciona como um incentivo para as empresas brasileiras, mais muitos profissionais da área ainda buscam esclarecimentos sobre como aplica-lo da maneira mais efetiva”, comenta Luis Celso de Sena, Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters no Brasil, que conduzirá a palestra “Simplificação no controle do Drawback Integrado Suspensão traz mais facilidade e benefícios para as empresas”.

O evento reunirá alguns dos mais importantes especialistas e líderes do mercado de Comércio Exterior no Brasil para discutir a Gestão eficiente do Regime como ferramenta para aumentar a competitividade, com a participação de Luiz Fernando Antonio, Presidente do ICEX – Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior e Marco Antonio da Silva, Diretor da ComexOnLine e Instrutor de Cursos de Comércio Exterior. “O objetivo deste painel é trazer uma análise ampla do novo modelo simplificado do regime e dar segurança e incentivo para as empresas que não o faziam o uso do regime por receio de correr riscos devido ao detalhamento que era exigido pelo Governo”, ressalta Luis Sena