Boeing 777 da Emirates opera em Guarulhos, em voo cargueiro com avião de passageiros

Diante do expressivo aumento de demanda pelo transporte aéreo de cargas, em função da necessidade de distribuição de insumos relacionados à identificação, combate e tratamento da COVID-19, diversas companhias aéreas têm utilizado seus aviões de passageiros em voos exclusivamente cargueiros.

A medida é bastante propícia, já que milhares de aviões de passageiros estão parados pelo mundo, gerando custos que podem ser ao menos parcialmente abatidos com o emprego alternativo dos jatos para o fim de levar cargas. No caso específico da Emirates, todos os voos de passageiros foram suspensos após proibição definida pelos Emirados Árabes Unidos.

A aeronave da Emirates que está vindo ao Brasil é o Boeing 777-300ER registrado sob a matrícula A6-ECW, realizando o voo de número EK-261 – a mesma identificação da tradicional operação de passageiros executada com o Airbus A380.

Apesar do mesmo número, a aprovação da ANAC o identifica como “Não regular de carga internacional”, portanto não pode haver pessoas a bordo além da própria equipe da companhia aérea.