Cade aprova união entre Lufthansa e LG na área de eletrônicos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a joint venture entre Lufthansa Technik (LHT) e LG Electronics (LGE). A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Celebrada em 23 de outubro de 2018, a joint venture será controlada conjuntamente por LHT e LGE, com a LHT detendo 51% das ações com direito a voto e a LGE os 49% restantes.

Segundo parecer do Cade, as empresas esclareceram que a joint venture será do tipo greenfield (projetos relacionados à abertura de novos mercados ou práticas inovadoras), com atividades em mercados em que suas controladoras não têm operações atualmente. As atividades se referem ao design, à fabricação, à manutenção e à venda de produtos e serviços de aeronaves e de sistemas de gerenciamento de cabines (Cabin Management Systems), sistemas de entretenimento a bordo de passageiros (In-Flight Entertainment) e sistemas relacionados a displays.

A operação também será notificada às autoridades antitruste da Albânia, Armênia, Bósnia Herzegovina, Chile, Chiina, Comissão Europeia, Geórgia, Israel, Montenegro, Paquistão, Sérvia, Coreia do Sul, Taiwan, Turquia e Ucrânia. A Lufthansa Technik (LHT) é uma subsidiária integral da Deutsche Lufthansa AG, prestadora de serviços de manutenção, reparo e revisão geral (Maintenance, Repair and Overhaul) para aeronaves, motores e componentes.

A LG Electronics (LGE) é uma empresa sediada na Coreia do Sul que atua globalmente na produção e fornecimento de eletrônicos, dispositivos de comunicação móvel e eletrodomésticos, com cerca de 75.000 funcionários em 118 localidades em todo o mundo.