Campinas (SP) conclui transferência e recebe produção da Pirelli de Gravataí (RS)

A transferência da produção de pneus da Pirelli de Gravataí (RS) para Campinas (SP) será concluída agora até o final de julho, informou a companhia por meio de comunicado.

Na unidade segue produção de pneus para veículos pesados da Prometeon, com quem a Pirelli dividia a estrutura produtiva desde 2017 com linha de produção de pneus para motocicletas.

A decisão, tomada em 2019, foi fruto de processo de reorganização nas unidades locais promovido pela Pirelli, que manteve ali produção por 43 anos. Segundo o sindicato dos trabalhadores do município, desde a semana passada a unidade passou a fabricar apenas os pneus para caminhões, ônibus e veículos fora de estrada.

A operação em Gravataí passou por recente expansão. No primeiro semestre foram contratados 314 trabalhadores, parte deles ex-funcionários Pirelli. Deste total, 210 funcionários foram admitidos em função do processo de ampliação da produção da Prometeon, motivado pelo aquecimento do mercado de caminhões e ônibus no país.

Houve também expansão na unidade instalada em Santo André (SP). Foram anunciadas 150 contratações para atender ao aumento da demanda de pneus da linha agro e fora de estrada.

Em 2017 o Prometeon Tyre Group comprou a divisão de pneus para veículos pesados e fora de estrada da Pirelli, que era chamada Pirelli Industrial. Com o negócio passou a controlar a produção de quatro fábricas, duas no Brasil, uma no Egito e outra na Turquia e também centros de desenvolvimento de produto. Em Gravataí a empresa produz pneus que levam a marca Pirelli sob licença.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/