“Canal verde para a carga em Viracopos está na casa de 95%”, lembra Dr. André, do VIGIAGRO

pallets

Além de lembrar dados da parametrização da Receita Federal, durante palestra no CIESP Campinas, Dr. André Marcondes, chefe da VIGIAGRO/Viracopos, afirmou que 84% de condenações de pallets poderiam ser evitadas

O CIESP Campinas recebeu na quarta-feira(13) em sua reunião mensal de agosto, a palestra de André Marcondes, FFA Médico Veterinário, Chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária (VIGIAGRO) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Viracopos.

O representante da VIGIAGRO em Viracopos discorreu sobre vários assuntos e a grande quantidade de perguntas ao final do encontro marcou positivamente o grau de interesse dos presentes.

Alguns números anunciados chamaram a atenção. “Lembro que dados da Receita Federal apontam que a carga em Viracopos recebe tratamento de canal verde em 94,7% dos casos”. Com relação ao seu departamento, Marcondes informou que o Aeroporto de Viracopos juntamente com o Aeroporto Guarulhos e o Porto de Santos respondem por 80% do movimento da VIGIAGRO no Brasil. “Nós somos o último ponto de fiscalização da carga, com emissão do certificado fitossanitário (vegetal) e sanitário (animal)” completou Marcondes.

FISCALIZAÇÃO DA MADEIRA – O ponto alto da apresentação que despertou interesse da plateia foi a abordagem na fiscalização da madeira. Em Viracopos, a Vigilância é feita hoje com uma estrutura de 10 médicos veterinários, 11 engenheiros agrônomos e 08 colaboradores administrativos. Funciona 24h por dia e 365 dias por ano, ou seja, ininterruptamente.

Outro dado relevante apontado por Marcondes foi de que 84% das condenações de pallets tem origem na inexistência da marca, mal feita ou ainda ilegível. Ele finalizou informando que o que é condenado é o pallet (o “VCP” específico) e não a carga.  A VIGIAGRO atende no número (19) 3725-5441.

Uma das empresas que oferecem soluções para a carga nessas situações é a Pallets & Embalagens, com escritório em Viracopos, como explica o diretor da empresa Claudio Roberto Ávila Pires. “Os dados são relevantes. Estamos exatamente neste momento com uma campanha em andamento que batizamos de “Sua carga vestida e liberada”, onde o objetivo principal é deixar a carga em condições exigidas pelas autoridades”. A empresa faz a troca, conserto, confecção e criação de embalagens. A Pallets & Embalagens atende no número (19) 3725-6545.