Carga Aérea tem boas perspectivas para 2018, afirma CEO da IATA

O transporte aéreo de cargas no mundo cresceu 8,8% em novembro na comparação com igual mês de 2016, informou nesta quarta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que reúne as 275 maiores companhias de aviação do mercado mundial.

O ritmo de expansão representa uma aceleração ante outubro, quando o setor teve incremento de 5,8%. Nos 11 primeiros meses de 2017, o frete aéreo acumula crescimento de 9,7% ante igual período de 2016.

“A demanda pelo frete aéreo continua robusta, mantendo em novembro o ritmo que fará de 2017 o ano mais forte para a carga aérea desde 2010”, disse o presidente da Iata, Alexandre de Juniac. “E há vários indicadores de que 2018 também será um bom ano. Em particular, por causa da confiança do consumidor, do crescimento do comércio eletrônico internacional e da retomada econômica global”, afirmou o executivo. Dentre os mercados regionais, o frete aéreo na América Latina cresceu 9,4% em novembro, acumulando avanço de 6,3% nos 11 primeiros meses de 2017. “A reação da demanda na América Latina acompanha a recuperação econômica na maior economia da região, o Brasil. Os volumes internacionais de frete dessazonalizados estão agora de volta aos níveis observados no final de 2014″, afirmou a Iata
A associação indicou que a procura excedeu a capacidade pelo décimo sexto mês consecutivo, “um dado positivo para os fatores de ocupação da indústria, rendimentos e rentabilidade financeira. Em suma, começamos o Ano Novo com confiança”, acrescentou.