Cargueiro, aeroporto de Manaus não será concedido à iniciativa privada

Ministro da Aviação, Eliseu Padilha, porém, anunciou novas concessões de aeroportos para 2016

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, anunciou que os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis serão concedidos à iniciativa privada no primeiro semestre do ano que vem. Ao participar de evento sobre gestão aeroportuária, Padilha disse a representantes do setor de aviação civil que a parceria do Estado com a iniciativa privada, do ponto de vista temporal, é “infinita”.

Padilha participou da Airport Infra Expo, evento que reúne palestrantes ligados ao setor

Cargueiro Manaus – Ele destacou, no entanto, que os aeroportos de Manaus, o de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, não serão repassados à iniciativa privada para “subsistência” da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). De acordo com o ministro, a concessão dos aeroportos elevou o nível de gestão e operação dos terminais brasileiros.

“Estamos em uma linha de ascensão na operação dos aeroportos e vamos subir. A competição vai fazer esse nível subir. Ela [presidenta Dilma Rousseff] optou pela parceria púbico-privada, algo que internamente não foi fácil. Mas agora é uma parceria que, do ponto de vista temporal, em princípio, é infinita. Temos hoje 82% de aprovação [dos passageiros], e esse índice vai subir. Se estivermos acima de 90% [de aprovação dos aeroportos], é óbvio que não vamos querer voltar atrás com parceiros que nos levaram a alcançar este nível”, argumentou o ministro.

De acordo com Padilha, a intenção do governo é licitar os três aeroportos juntos, mesmo considerando que a elaboração do edital referente ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, seja mais complexa do que a dos demais. “A ideia é licitar todos juntos, no primeiro semestre do ano que vem, porque lá [em Porto Alegre] teremos a construção de um novo aeroporto. Faremos a concessão do já existente [Salgado Filho] com a obrigação do concessionário [de] construir um novo. Já fizemos sondagens no mercado com possíveis operadores”, ressaltou Padilha.

O novo terminal, que será construído a cerca de 20 quilômetros do Salgado Filho, deve ficar pronto em 2029. “O novo terminal será construído na cidade de Portão, região metropolitana de Porto Alegre. Atualmente, o Salgado Filho está em obras. E vai começar [a ser construído] um hotel, vai haver uma extensão de pista. Ele [aeroporto] está sendo adequado para atender ao Rio Grande do Sul até 2029. Até lá, o outro vai estar pronto”, informou o ministro.

 

Fonte: Agência Brasil