Carlos Alcântara deixa a ABV

Entrevista Exclusiva e Inédita

Um dos “papas” da carga aérea no Brasil, executivo se dedicará à família. Questionado por ser ainda muito novo, deixou uma dúvida no ar: “só o tempo dirá”. Alcântara receberá homenagem no evento Gourmet Comex, em setembro. 

Confira a Entrevista Completa com Carlos Alberto Alcântara (FOTO João Batista) 

LogNews: Alcântara, a sua decisão em deixar a ABV no final de julho e se dedicar à família pegou o mercado de surpresa, em função mesmo de sua idade e de seu potencial para compartilhar conhecimentos. Foi uma decisão difícil?

R: Uma decisão como esta é sempre envolta de muitas nuances e, portanto, nunca é simples. Mas, no meu caso, foi a conclusão de um projeto familiar que vem sendo planejado e desenvolvido há alguns anos. 

 

LogNews: Quais foram os motivos?

R: Ao longo de minha trajetória profissional, sempre tive um compromisso muito forte com a qualidade e excelência em tudo o que diz respeito ao trabalho, fato que me levou a adiar a realização de projetos pessoais e  minha ausência em fases importantes da vida e convívio da família. 

 

LogNews: Conte-nos sobre sua trajetória profissional?

R: Comecei minha carreira profissional no Aeroporto de Congonhas em 1982, na área de operações.

Em 1986 fui transferido para o recém-inaugurado aeroporto de Guarulhos onde exerci a chefia do setor emergências aeroportuárias e a partir de 1995 assumi  a gerência de logística.

No final de 1997, assumi a gerencia de logística no aeroporto de Viracopos, onde tive a oportunidade de colocar em prática importantes e inovadores projetos que permitiram ao aeroporto se destacar no cenário do comércio exterior brasileiro.

Em 2006 retornei ao   aeroporto de Guarulhos, como gerente de logística, para ali desenvolver os projetos  consolidados com sucesso em Viracopos.

Em 2011, após dois anos em que tive a oportunidade de atuar na iniciativa privada, retornei à Infraero em Viracopos, como superintendente do aeroporto.

No início de 2013, após a concessão, fui convidado pela Aeroportos Brasil Viracopos(ABV) para exercer a função de Relações Institucionais, onde permaneci até o final de julho de 2018, quando então me desliguei para dar início a esse novo ciclo.

 

LogNews: Quais os principais projetos vitoriosos que você participou e gostaria de dividir com a gente.

R: Dentre vários projetos bem-sucedidos, destaco um que revolucionou e marcou época, denominado Linha Azul. Desenvolvido em parceria pela Infraero, Receita Federal e os diversos intervenientes atuantes no comércio exterior,  obteve muito sucesso em identificar e eliminar gargalos que causavam  perdas de tempo precioso no processo logístico, comprometendo a rapidez,  principal vantagem  do transporte aéreo e  permitindo ao Aeroporto reduzir de 3 dias para poucas horas o tempo de liberação das cargas, a ponto da Receita Federal transformá-lo em um regime aduaneiro especial para aplicação em nível nacional.

Merecem destaque também os projetos VCP EXPRESS e VCP FLEX, que proporcionaram os benefícios da agilidade associada à redução nas tarifas de armazenagem.

Coroando o cenário de inovações, o Ranking e o Prêmio de Eficiência logística proporcionaram grande competitividade e reconhecimento público para as empresas que mais se destacam na agilidade em seus segmentos.

 

LogNews: Como gostaria de ser lembrado?

R: Como um profissional determinado, que nunca se deixou imobilizar pelas dificuldades, que buscou sempre a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes, e que reconhece a importância crucial das pessoas com quem teve o privilégio de trabalhar, que compuseram equipes dedicadas e eficientes, sem as quais não seria possível a realização e sucesso, a quem dedico meu reconhecimento e agradecimento especial.

 

LogNews: Logo após sua saída, já aparece uma placa de “bons serviços prestados ao Comércio Exterior Brasileiro” que será entregue para você no evento Gourmet Comex, agora em setembro. É singelo e simbólico, mas é legal ser reconhecido, certo?

R: Cumpre-me agradecer pelo privilégio de ser lembrado e agraciado por essa homenagem.

 

LogNews: Alguns profissionais ligados a você falam que sua paixão pelo trabalho não o deixará fora por muito tempo… a decisão é definitiva? Um convite desafiador, não demoverá de sua decisão?

R: Só o tempo dirá… (risos)