Caterpillar inaugura nova linha de transmissões em Piracicaba(SP) e mira exportações

Com um investimento de R$ 55 milhões, a Caterpillar passa a produzir no Brasil as transmissões para máquinas pesadas, como motoniveladoras, carregadeiras e tratores de esteiras, fabricadas pela empresa para atender ao mercado local e exportações. As linhas de montagem já estão em operação e foram oficialmente inauguradas em evento na fábrica de Piracicaba na terça-feira, dia 31 de julho. Com isso, a Caterpillar torna-se autossuficiente na produção das transmissões para os equipamentos que fabrica no Brasil. Antes, esses componentes eram importados.

A montagem local de transmissões aumenta a competitividade das máquinas que a empresa produz no Brasil, beneficiando as exportações e contribuindo positivamente com a balança comercial brasileira. Fomenta ainda a cadeia de suprimentos brasileira com produtos de alto valor agregado, auxilia a política de desenvolvimento industrial e promove a geração direta e indireta de empregos, sendo 70 e 350 respectivamente.

As linhas produzem hoje seis diferentes arranjos de transmissões dos tipos planetária e contra eixo. Esse número saltará para 17 arranjos até março de 2019. No total, são 1.800 componentes diferentes entre todos os arranjos para atender à produção local de tratores de esteiras, motoniveladoras e carregadeiras de rodas.

“A produção de transmissões no mercado nacional introduz inovações e novas tecnologias à capacidade do Brasil em montar estes componentes complexos para máquinas autopropulsadas. Reduz o tempo de resposta da cadeia de suprimentos em até 20 dias. E, quando as linhas estiverem operando plenamente, teremos 70 postos de trabalho diretos adicionados em nossa fábrica, com a estimativa de gerar cinco vezes mais postos considerando toda a cadeia de suprimentos”, adianta o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto.

Para viabilizar este projeto, a Caterpillar contou com apoio técnico da Investe SP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. “O investimento reforça a confiança no potencial do Estado de São Paulo. Estamos muito satisfeitos pela contribuição da Caterpillar para o setor industrial do Estado e do País”, destaca Sérgio Costa, diretor da Investe.

O processo –Por ser um componente altamente complexo e de grande importância para nossas máquinas, a transmissão trouxe várias tecnologias da Indústria 4.0 para a Fábrica de Piracicaba. Entre elas, sistemas de gerenciamento produtivo que identificam no processo possíveis falhas de montagem antes que elas ocorram e chaves de torque com conexão por bluetooth para aplicação e rastreamento de 100% dos torques e garantia de perfeição à aplicação.

O time de Engenharia também desenvolveu o sistema transportador que movimenta as transmissões em processo de montagem sobre a linha. Dotado de tecnologia elétrico-hidráulica, o sistema ajusta a altura da transmissão de acordo com a estágio da montagem e a altura de cada montador, otimizando ao mesmo tempo a agilidade do processo e a ergonomia.

Já a célula de teste valida 100% das transmissões prontas usando alta tecnologia de confiabilidade para testar o corpo de válvula, verificar o correto engate das marchas, a relação de torque, pressão de óleo, temperatura, nível de ruído, bem como a existência de vazamentos, contaminantes, vibrações e todas as funcionalidades da transmissão. “Esse equipamento simula com perfeição uma máquina em operação e, com ela, podemos garantir que todas as transmissões que produzimos estão totalmente dentro dos padrões de qualidade da Caterpillar”, confirma o engenheiro de manufatura Carlos Carraro, um dos líderes na implementação das linhas de transmissão.

As linhas de montagem de transmissões ocupam uma área de 5.200 metros quadrados em um dos prédios fabris da Unidade de Piracicaba-SP. Para acomodar essa nova operação, a empresa transferiu sua área de estocagem de pequenos componentes para um prédio novo, construído especialmente para esta finalidade, com 2.800 metros quadrados, em área dentro da mesma unidade.

O time multifuncional que compõe este projeto é formado por engenheiros de manufatura especialistas em processos, controle de qualidades, testes de validação, logística e manutenção. Integra a equipe os líderes dos times de produção e os operadores. A maioria participou das atividades de transferência na fábrica de Dyersburg-EUA, incluindo o treinamento de várias semanas de operadores, de modo a garantir a qualidade final do produto aos nossos clientes. 

Sobre a Caterpillar

Por mais de 90 anos, a Caterpillar torna o progresso sustentável possível e direciona mudanças positivas em cada continente. Os clientes contam com a Caterpillar para ajudá-los a desenvolver a infraestrutura e a gerar energia de que necessitam. Com vendas e receitas de U$ 45,5 bilhões, a Caterpillar é líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, turbinas industriais a gás, motores a diesel e gás natural, grupos geradores de energia elétrica e locomotivas diesel-elétricas. A companhia também provê financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. Está presente no Brasil há 63 anos, tendo 5.200 funcionários e sendo a principal exportadora brasileira em seu segmento.