Cenário de Caos dos anos 90 se repete com cargas na chuva em Guarulhos

final-completa-chuva-1Greve da Receita Federal atinge níveis alarmantes nos principais terminais de carga do país. Produtos voltam à exposição de intempéries 20 anos depois do “boom” de importação vivido pelo setor nos anos 90

A cena é de arrepiar quem trabalha com o comércio exterior e viveu o boom de importação que teve início por volta de 1994, no Brasil.

Durante alguns anos, após o início do crescimento desenfreado das importações brasileiras à época, as cargas ocupavam os espaços destinados ao estacionamento dos aviões, nos pátios dos aeroportos. Caixas eram perdidas nos espaços, A chuva e o vento se incumbiam de acabar com o que sobrava. Os aeroportos, administrados pela Infraero naquele longínquo período, não conseguiam atender à demanda e construir os armazéns para abrigar a carga excedente, por conta da falta de agilidade necessária, que esbarrava no engessamento das licitações enquanto empresa pública.

O cenário visto ontem, quinta-feira, 03/11/16, no Aeroporto de Guarulhos (foto), fez lembrar os anos 90. Mas, desta vez, o motivo era diferente: a greve da Receita Federal.

“Todos os importadores – e também a categoria dos Despachantes Aduaneiros que os representam – estão com um prejuízo muito grande. O aeroporto de Guarulhos não tem mais condições de armazenar a carga. Esperamos que esse movimento termine o mais rápido possível”, alertou na tarde de ontem, 03/11, Marcos Farneze, presidente do Sindasp – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo.

Por conta do movimento grevista, cargas foram flagradas nos pátios de aeronaves, tal qual nos anos 90, conforme apurou com exclusividade o Portal LogNews (www.gpalognews.com.br)