CEVA aumenta em 67% sua a eficiência aduaneira em Viracopos

Empresa moderniza procedimentos de desembaraço aduaneiro no Brasil 

A CEVA Logistics, uma das líderes globais em gestão da cadeia de suprimentos, aumentou significativamente a eficiência de seus procedimentos de desembaraço no Brasil para simplificar o atendimento das exigências constantes de mudanças dos processos aduaneiros.

Vários procedimentos são exclusivos de importação e exportação de produtos de e para o Brasil e é vital que os clientes tenham as informações mais atualizadas ao seu alcance para garantir que os embarques sejam tratados da maneira mais eficiente.

“O objetivo é melhorar os processos para que possamos aumentar ainda mais nossa produtividade e, portanto, tornar a cadeia de suprimentos dos clientes mais competitiva. Para isso, criamos centros de excelência operacional em São Paulo e Campinas, o que nos permite focar nas fases técnicas e operacionais do processo”, afirma Rúbio Guimarães, diretor de Desembaraço Aduaneiro da CEVA no Brasil.

A natureza complexa dos processos aduaneiros no Brasil pode levar a atrasos para as empresas que não trabalham com um parceiro que esteja totalmente familiarizado em todos os aspectos de sua operação. A principal razão que faz com que os produtos fiquem parados na alfândega é a falta de documentação correta que precisa ser apresentada sempre que eles forem liberados. Com isso, há um prazo máximo para que sejam desembaraçados, caso contrário, podem ser apreendidos pela Receita Federal e depois leiloados ou destruídos.

O novo modelo da CEVA mantém o atendimento ao cliente, suporte técnico e implantação de procedimentos inovadores para processos aduaneiros integralmente dentro das filiais. As atividades operacionais internas são centralizadas para aumentar a eficiência e ganho de escala, proporcionando à CEVA maior tempo para se concentrar nas necessidades individuais dos clientes.

No Aeroporto de Viracopos (SP), a companhia já recebeu uma classificação positiva da autoridade aeroportuária pelo seu desempenho aduaneiro. Durante o ano de 2015, a empresa aumentou a eficiência dos procedimentos aduaneiros no aeroporto em cerca de 67%. Todos os meses, a CEVA realiza, aproximadamente, 800 processos de desembaraço aduaneiro no Aeroporto de Viracopos e mais de 3.000 em todo o Brasil.