Codesp anuncia novo presidente e novo diretor de desenvolvimento comercial

portoMinistro dos Portos empossou presidente da Codesp. Angelino Caputo e Oliveira assume cargo no Porto de Santos

O novo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, assumiu no último dia 24 de abril, o comando da Autoridade Portuária de Santos, que administra o maior porto do país. A solenidade de posse foi conduzida pelo ministro da Secretaria de Portos (SEP), Antonio Henrique Silveira.

Angelino Caputo, eleito presidente pelo Conselho de Administração da Codesp no último dia 11, é funcionário  de carreira do Banco do Brasil, engenheiro eletricista de formação, com pós-graduação em Engenharia de Redes de Computadores pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e cursou MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Até ser indicado para presidir a Autoridade Portuária de Santos, Oliveira ocupava cargo de assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, desde julho de 2013, onde atuou na formulação e implantação de propostas para a modernização da gestão portuária, alinhadas com o novo marco regulatório do setor. Ele também é membro do Conselho de Administração da Codesp, nomeado em outubro de 2013. Angelino Caputo e Oliveira substitui Renato Barco, que estava no cargo de diretor presidente desde junho de 2012.

Novo diretor comercial – O Conselho de Administração da Codesp também elegeu o nome de José Manoel Gatto dos Santos, engenheiro de  carreira da empresa, para o cargo de diretor de Desenvolvimento Comercial da Autoridade  Portuária. Gatto substituirá Carlos Kopittke, que permaneceu à frente da pasta por 6 anos e 7 meses, desde 2007. A nomeação do engenheiro naval José Manoel Gatto é mais uma etapa do processo de fortalecimento da gestão da Codesp.

Formado em engenharia naval pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), Manoel Gatto pós graduou-se na área de soldagem, também pela USP. Em 1998 concluiu o curso de Planejamento Portuário do International Program for Port Planning and Management, na Universidade de New Orleans e em 2002 o MBA na área de Gestão Portuária, na USP.Mestre em engenharia elétrica, pela USP, Gatto foi admitido na então cds (Companhia Docas de Santos), em agosto de 1980, como engenheiro auxiliar, trabalhando nos estaleiros das oficinas da empresa.

Para assumir a diretoria de Desenvolvimento Comercial, Gatto deixa o cargo de Superintendente de Planejamento Estratégico, onde entre outras atividades, supervisionou a implementação de nova realidade empresarial na empresa, tendo como meta a governança corporativa e a gestão por resultados. Respondeu, também, pela avaliação de projetos para a implantação de terminais portuários arrendados. Finalmente, supervisionou os procedimentos de otimização de performance da empresa, objetivando uma atuação eficaz na melhoria dos indicadores de desempenho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *