CODESP projeta Santos com quase 97 milhões de toneladas de carga em 2011. Para 2012 expectativa também é de crescimento

Santos cresce em movimentação e registra novo recorde no acumulado até novembro. Alta das importações, compras chinesas de soja e redução da operação brasileira de açúcar definiram o índice positivo no ano

O diretor de Desenvolvimento Comercial da CODESP(Cia. Docas do Estado de São Paulo) – Porto de Santos, Carlos Kopittke, avaliou que três anos após a crise financeira mundial iniciada em fins de 2008, as principais economias ainda encontram dificuldades para retomar os índices de desenvolvimento anteriores àquele ano. Nesse cenário de incertezas, alternado por previsões otimistas e pessimistas, o Porto de Santos registrou movimentação, até outubro último, de 81,9 milhões toneladas, aumento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando totalizou 81,3 milhões t. Kopittke estima que passem pelo porto, até o final do ano, cerca de 96,9 milhões t de carga, cerca de 1% acima de 2010 (96,0 milhões t), considerando o previsto para os meses de novembro(já contabilizado com  6.882 toneladas) e dezembro.

O diretor da Autoridade Portuária diz que a expectativa é movimentar em torno de 98,8 milhões t em 2012, com base nas informações fornecidas pelas empresas usuárias e arrendatárias e dados dos órgãos oficiais. Esse resultado, se confirmado ao longo do próximo ano, deverá superar em 1,9% a expectativa para 2011. Os líquidos a granel deverão apresentar índice de crescimento mais significativo em relação à previsão final de 2011 (+4,2%), seguidos pela carga geral (+2,9%) e sólidos a granel (+0,2%).

Novembro – Com quase 89 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e novembro de 2011, o Porto de Santos registrou novo recorde, superando em 0,02% o mesmo período no ano anterior (88,82 milhões de toneladas em 2010). O incremento de 7,2% nas importações, combinado ao declínio da tonelagem operada de açúcar (-13,7%) no complexo e à alta da soja exportada para a China no último trimestre, foram os principais componentes do resultado acumulado.

As cargas mais operadas em Santos e principais mercadorias exportadas foram o açúcar, a soja e o milho. No acumulado até novembro, elas somaram, respectivamente, 15,96 milhões de toneladas, 11,16 milhões de toneladas e 4,32 milhões de toneladas. A soja sobressaiu-se pelo crescimento de 6% na comparação com o mesmo período de 2010. O volume de açúcar operado – aproximadamente 18% do total do porto – decresceu por conta da quebra de safra brasileira e do fortalecimento de grandes produtores internacionais (como Índia e Rússia), que em 2010 compraram parte da produção brasileira para honrar compromissos comerciais após dificuldades com suas safras.

As exportações perfizeram 64,8% do total movimentado entre janeiro e novembro deste ano, acumulando 57,63 milhões de toneladas. Além das mercadorias mais operadas, merecem citação o óleo combustível, cuja operação cresceu 11,9% no intervalo analisado, e os óleo diesel e gasóleo, cujo escoamento consolidou incremento de 28,5%.

As importações responderam por 31,20 milhões de toneladas, ou 35,1% das movimentação até novembro de 2011. O adubo manteve o expressivo crescimento observado nos últimos onze meses, chegando a 3,40 milhões de toneladas – alta de 73,1% no intervalo correspondente de 2010, quando foram registradas 1,96 milhões de toneladas.

Veículos e carga conteinerizada, bastante relevantes para a balança comercial brasileira, estabeleceram novos recordes no período citado. Nos veículos, o índice foi 21,4% maior que no ano anterior – saltou de 390.609 para 321.533 unidades. Para os contêineres, foram registrados 2,697 milhões teu, número 8,5% superior ao do mesmo período de 2010.

Comércio exterior e o porto – Entre janeiro e novembro de 2011, o Porto de Santos movimentou US$ 108,5 bilhões em mercadorias, somadas importações (US$ 50,9 bilhões) e exportações (US$ 57,6 bilhões). O valor total representa 24,6% da balança comercial brasileira, US$ 441,9 bilhões.

Nas importações, os Estados Unidos, com US$ 8,85 bilhões (17,4% do total importado), a China, com US$ 8,76 bilhões (17,2%) e a Alemanha US$ 5,40 bilhões (10,6 %) foram os maiores parceiros comerciais do Brasil durante o intervalo observado. Nas exportações, também Estados Unidos e China foram os dois principais destinos das mercadorias brasileiras, participando com, respectivamente, US$ 6,02 bilhões (10,5% do total exportado) e US$ 6,01 bilhões (10,4%). A Argentina é a terceira colocada entre os países que recebem produtos embarcados por Santos, tendo obtido US$ 4,46 bilhões (7,7 %) em mercadorias entre janeiro e novembro de 2011.

No ranking de produtos exportados, da perspectiva do valor agregado, as mercadorias mais relevantes foram o açúcar, cuja quantidade movimentada pelo complexo portuário correspondeu a US$ 9,68 bilhões, ou 16,8% do total exportado no acumulado de novembro de 2011; o café em grãos, que contribuiu com US$ 5,84 bilhões (10,1%); e a soja, cuja tonelagem registrada somou US$ 4,32 bilhões (7,5%). Nas importações, os produtos de destaque foram os veículos automóveis, que somaram US$ 1,82 bilhões (3,5% do total importado); os adubos ou fertilizantes, com US$ 1,60 bilhões (3,1%) e as caixas de marchas para automóveis, que igualaram US$ 647 milhões (1,2%).

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