Codesp quer reduzir o tempo de espera de navios no Porto de Santos

Terminal bate recorde anual de movimentação de cargas com 130 milhões de toneladas 

O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, anunciou que o Porto de Santos bateu o recorde anual de movimentação de cargas com a marca de quase 130 milhões de toneladas. Foram 14,1% a maior que o verificado no ano anterior e 8,3% acima da então melhor marca anual, ocorrida em 2015 (119.931.880 toneladas). O movimento superou em 6,4% a estimativa inicial de janeiro passado, que apontava para um total de 122.014.481 toneladas. O informe foi dado durante o evento Fórum Safra 2018, encontro que discutiu o escoamento da produção agrícola brasileira destinada à exportação de commodities agrícolas

Ao longo de 2017, o fluxo de atracação chegou a 4.854 navios, 2,8% a maior que no ano anterior. A CODESP quer reduzir o tempo de espera de navios no Porto de Santos e uma das apostas é o transporte de contêineres por hidrovias.

Para diminuir a espera de nove para seis dias, a autoridade portuária aposta em uma maior sincronização entre trens e navios e na implantação de hidrovia para o transporte de contêineres, que deve tirar muitos caminhões das estradas e melhorar a logística do Porto.

Se antigamente o Porto de Santos acumulava filas de caminhões para carregar e descarregar grãos durante o escoamento da safra agrícola, hoje em dia esse problema não existe mais. O monitoramento e o agendamento dos caminhões, que começou em 2014, aparentemente, resolveu o problema dos congestionamentos nas cidades e nas avenidas portuárias durante esse período de alta rotatividade no Porto de Santos.

Sávio Pereira, secretário substituto de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou as Projeções do Mapa para a Safra 2018. Segundo ele, o Porto de Santos é o principal porto para o escoamento dessa produção e a previsão é que se exporte de 110 a 115 milhões de toneladas de grãos (soja e milho) na safra deste ano.

“Nós tivemos uma melhora muito boa nos últimos três anos. O presidente da Codesp mostrou com muita clareza o envolvido de todos os setores nisso, trouxe um fluxo muito bom no transporte. Nós não vimos, como no passado, grandes dificuldades no Porto de Santos”, comentou ele.