Com 70% de seu faturamento com origem na carga aérea, Viracopos é líder de importação em valor FOB

Maior do país na modalidade, chega a operar 37% do valor dos embarques aéreos da importação do Brasil no chamado valor “free on board”

Eleito Melhor Terminal de Carga do Mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano, o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), apresentou durante a Intermodal 2019 –  maior feira de transporte e comércio exterior da América Latina – por meio de sua administradora, a Concessionária Aeroportos Brasil, todos os investimentos e melhorias realizados nos últimos anos e mostrou que possui 110 rotas domésticas nos terminais de carga e passageiros e 25 destinos internacionais para conectar o aeroporto com o mundo.

Para isso, Viracopos montou um estande exclusivo e designou uma equipe de profissionais de atendimento na Intermodal 2019, que é considerada a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América do Sul. O evento aconteceu de 19 a 21 de março, no Centro de Exposições São Paulo Expo, em São Paulo.

Além da ampla rede de conexão, a equipe de Viracopos mostrou que investe continuamente para melhorar a infraestrutura, a segurança e os sistemas, visando agilizar a liberação de cargas do TECA (Terminal de Carga). Hoje, o TECA é responsável por aproximadamente 70% do faturamento total do aeroporto.

Maior em valor FOB – O TECA de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e hoje é o maior do país em valor FOB (“free on board” – na tradução direta “livre a bordo” de carga importada, chegando a operar 37% do valor dos embarques aéreos da importação do Brasil nessa modalidade, também conhecida popularmente como preço “posto na fábrica” ou “a retirar”. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, o TECA Importação Viracopos (FOTO) é responsável por processar aproximadamente 33% do peso de toda carga aérea importada no país.

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados, Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor.

“Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para o cliente, tanto para cargas quanto para passageiros. Essa premiação de Melhor Aeroporto do Mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano mostra que nossos esforços estão seguindo no caminho certo”, declarou o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, que esteve presente na abertura do evento, dia 19/03.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, a participação na Intermodal é uma excelente oportunidade para mostrar a eficiência dos processos e a agilidade no processamento de cargas e de passageiros em Viracopos e, assim, iniciar novos negócios e parcerias.

Recorde em 2018

Em 2018, Viracopos registrou maior movimentação de carga por peso, no período após a concessão, com crescimento de 18,12% em relação a 2017. No total, passaram pelo Terminal de Carga do aeroporto no ano passado 241,3 mil toneladas. Em 2017, foram 204,3 mil toneladas. Nestes dados estão somados os números de importação, exportação, cargas domésticas e remessas expressas (courier).

Se consideradas apenas a movimentação de cargas domésticas, também houve recorde histórico com crescimento de 328,95% em 2018 com relação a 2017, sendo movimentadas 14.923 toneladas em 2018 ante 3.479 toneladas de 2017.

Melhor do Mundo

Em abril do ano passado, Viracopos foi eleito melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. O anúncio foi feito em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

Viracopos ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 toneladas por ano.

Em 2017, o Terminal de Carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas entre exportação, importação, carga doméstica e courier (remessa expressa).