Concessões do governo vão tirar 7 mil postos de trabalho da Infraero

Porto Alegre entra na lista das concessões, mas terminal cargueiro gaúcho não é atrativo perto de outras unidades do País: seu movimento em 2014 foi de 5 mil toneladas de carga internacional.

Os planos de concessões do governo causarão o corte de 7 mil postos de trabalho na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Com o lançamento da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a concessão dos aeroportos de Fortaleza, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre, o quadro de empregados da estatal será enxugado. O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, prevê que o número atual de funcionários, 12,4 mil, cairá para 6 mil ou até 5 mil funcionários ao fim dos leilões.

Como os quatro terminais serão entregues à iniciativa privada, o desligamento de colaboradores da empresa pública é inevitável. As demissões são recorrentes desde 2012, quando os aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Cofins (MG) e Campinas (SP) passaram a ser administrados por empresas privadas. Em dezembro daquele ano, a Infraero tinha um quadro de 14,2 mil trabalhadores. Entretanto, a exemplo do processo nos primeiros leilões, parte dos funcionários que estão saindo devem conseguir novos empregos. Padilha acredita que alguns trabalhadores serão transferidos para o quadro de pessoal das concessionárias.

O corte de postos, no entanto, pode levar tempo. Para os desligamentos, os trabalhadores devem se inscrever no Programa de Demissão Voluntária (PDV), que prevê o pagamento de prêmio. Sem caixa para os desembolsos, o governo ainda espera a entrada de recursos — o que deve acontecer com o lançamento dos leilões. A expectativa é que as concessões dos terminais de Fortaleza e Florianópolis aconteçam no primeiro semestre de 2016.

Na segunda metade do ano, serão promovidos os leilões de Salvador e Porto Alegre. Ao todo, o governo federal espera investimentos de R$ 8,5 bilhões. Na nova fase de licitação, a participação da Infraero pode ser menor que 49%. “Isso vai ser decidido lá na frente”, garantiu ontem o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Porto Alegre – O Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (RS) entrou na lista das concessões, e deverá passar à iniciativa privada no início de 2016. Porém,  terminal cargueiro não é atrativo perto de outras unidades do País, como Viracopos e Guarulhos, que faturam alto com o seu movimento de varga aérea. O terminal de carga gaúcho movimentou apenas 5 mil toneladas de carga internacional em 2014.

 

Da Redação com Informações do Correio Braziliense