Crescem contratações na Indústria da Região de Campinas

Foram 1,9 mil contratações em janeiro; números só perdem para 2011. Segundo a entidade, porém, novas demissões podem ocorrer ao longo de 2015

As indústrias da região de Campinas (SP) realizaram 1,9 mil contratações no mês de janeiro, segundo um levantamento do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgado nesta terça-feira (24). Apesar do número só perder para 2011, quando foram registrados 2.250 novos postos de trabalho, ele não é considerado positivo pelos empresários por ser uma tendência comum a todo o início de ano e não reflete o cenário dos próximos meses, que será de redução de custos para enfrentar o aumento nas taxas e impostos.

De acordo com o diretor  do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, o ano será muito difícil para a indústria e novas demissões podem ocorrer ao longo do ano. “Com aumento de impostos, da energia, água, fretes e da taxa de juros, a competitividade do setor diminui, e isso vai gerar inflação, porque tem que repassar para o produto. Por isso, acredito que devem ocorrer mais demissões. Vamos aguentar até onde der, mas está difícil”, afirma.

Menos efeitos – O diretor da entidade destaca que a região de Campinas ainda sente os

efeitos da economia nacional de forma mais branda devido as condições logísticas que privilegiam a área e também por ter centros de excelência. “Isso atrai empresas diferenciadas e favorece a região, mas a macroecomia acaba atingindo, aqui também sentimos o efeito da crise”, explica o diretor. Ele ainda destaca que 2016 ainda será um ano que complicado para os empresários.

Menos investimento – Em dezembro, as 557 empresas associadas ao Ciesp-Campinas afirmaram que planejavam investir R$ 80 milhões em 2015, uma queda de 12,5% em relação aos investimentos previstos para 2014. A redução do volume de investimentos previstos levou em conta o cenário econômico brasileiro. Os fatores considerados pelos empresários para reduzir os gastos foram a queda na produção, diminuição nas vendas, na competitividade e o aumento do déficit da balança comercial ao longo de 2014. As empresas fecharam 3.850 postos de trabalho nos últimos 12 meses.

 

Com informações: G1 Campinas e Região