Crescimento do setor de energia solar ratifica vantagens de sua utilização com economia que pode atingir 95%, afirma INTTI Energia

09/10/2020 – Desde 2012, o setor solar fotovoltaico já trouxe a São Paulo 816,2 MW de capacidade instalada nesta fonte renovável, agregando mais de R$ 3,5 bilhões em novos investimentos e mais de 24 mil empregos. Nesta semana, o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Ronaldo Koloszuk Rodrigues anunciou que a ideia é multiplicar estes números. “Queremos fazer do setor uma alavanca da retomada econômica sustentável do estado”, comentou Koloszuk, durante a assinatura de um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Estado, ao lado da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

INTTI Energia está no interior de SP – Em 2019, o mercado de energia solar no Brasil cresceu mais de 212%, alcançando a marca de 2,4 GW instalados. Segundo a Aneel, foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, correspondendo a R$ 4,8 bilhões e 15 mil profissionais trabalhando na área. “Apenas neste primeiro semestre, o mercado solar brasileiro já cresceu 1 GW”, destaca Leandro Rocha, diretor da INTTI Energia – empresa com Sede em Campinas no interior de São Paulo. A empresa prevê economias de até 95% no consumo para quem aderir ao sistema. “E o melhor: em uma energia limpa”, completa Rocha. A empresa atende os setores agrícola, corporativo e residencial.

O protocolo assinado essa semana prevê a colaboração das duas instituições em prol da implementação de programas e projetos voltados ao uso de energia solar fotovoltaica em prédios públicos, desenvolvimento de ações conjuntas de comunicação e educação sobre os benefícios da energia solar, além da realização de encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, diagnósticos, programas de capacitação e “workshops”. A parceria tem prazo inicial de 24 meses e não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes.