Dachser adquire o seu sócio na Peninsula Ibérica: Azkar

A Azkar atingiu um volume de negócios de 367 milhões de euros em 2011 e emprega mais de 3.000 colaboradores. Aquisição fortalece a rede de transporte terrestre europeia da Dachser.

A partir de 15 de Janeiro 2013, sujeito à aprovação das autoridades antitrust, o operador logístico internacional Dachser adquire o operador logístico espanhol Azkar. A Dachser já detinha uma participação de 10% desde 2008.

A Azkar é uma das maiores empresas de logística da Península Ibérica, líder de mercado no segmento de carga fraccionada na Espanha. A empresa gerou um volume de negócios de 367 milhões de euros em 2011, tendo mais de 3.000 colaboradores e mais 2.000 motoristas agregados que trabalham em 91 filiais. Após a aquisição a empresa continuará a ser dirigida por José Antonio Orozco e seu time de gestores. Além disso, a empresa continuará a operar sob a mesma marca.

Para Bernhard Simon, presidente do Conselho de Administração da Dachser, realizar este investimento na Espanha neste momento demonstra a confiança da Dachser no futuro da Europa. O objetivo da aquisição é garantir o crescimento futuro de ambas as empresas. Atualmente, a Azkar tem uma boa situação financeira apesar da conjuntura complicada da economia espanhola. Por seu lado, a Dachser continua a investir centenas de milhões de euros anualmente na expansão e modernização da sua rede de logística. Estes investimentos irão também beneficiar a Azkar no futuro.

A Dachser se orgulha de ter uma das redes logísticas globais mais eficientes. Agora com a Azkar, vê sua estrutura reforçada na Península Ibérica.
Em Portugal, a Dachser já está presente com estrutura própria, e mediante esta integração passará a ser um dos maiores operadores logísticos de Portugal.

“As semelhanças históricas na evolução de ambas as empresas são notáveis”, afirma Bernhard Simon. Salienta que ambas as empresas foram fundadas quase simultaneamente, no início dos anos 30: “Os nossos modelos de negócios corporativos passaram por transformações muito parecidas em áreas estratégicas”. Além da cobertura completa de transporte, com escritórios próprios em toda a Península Ibérica e ilhas, a forte posição da Azkar nos Contratos Logísticos está perfeitamente alinhada com a orientação estratégica da Dachser.

José Antonio Orozco observa vantagens na aquisição, especialmente do ponto de vista do cliente: “Somos o número um na Espanha, com a Dachser conosco seremos capazes de assegurar o nosso futuro e ter acesso a uma rede logística global”. A Dachser e a Azkar desfrutaram de uma estreita parceria desde 2007. Como resultado desta parceria, as duas empresas aumentaram os seus respectivos volumes de negócio em carga fraccionada de e para Espanha em mais de 20% por ano. Orozco afirma: “Em termos econômicos a parceria definitivamente valeu a pena. Além disso, nos últimos 5 anos demonstrou-se que temos uma mentalidade e uma forma de fazer negócio muito similares. A nossa cultura corporativa encaixa perfeitamente com os valores da Dachser enquanto empresa familiar”. Simon afirma, “o êxito da Dachser se deve a uma organização descentralizada, por esta razão a Azkar continuará a trabalhar dentro de suas tradições”.

Simon não vê a aquisição como um desvio da política da Dachser. “Vamos continuar focados no crescimento orgânico”. Depois da tomada de posse e da integração com êxito do seu concorrente francês, Graveleau, em 1999, a Azkar é a segunda maior aquisição na história corporativa da empresa familiar. Desde o início da parceria em 2007 e da aquisição de uma participação de 10% na Azkar em 2008, mantiveram-se negociações entre a Dachser e o principal acionista da Azkar, Luis Fernández Somoza. Para a família Somoza, esta operação com a empresa familiar Dachser, é a solução ideal para assegurar o futuro da empresa.
Somoza afirma que a Azkar continuará a escrever a sua história futura como parte de outra empresa familiar que implicará a continuidade de uma gestão orientada a valores que beneficiarão os clientes e os colaboradores.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *