Dachser amplia seu compromisso social no Brasil e no mundo

Direitos da criança, educação, treinamento vocacional, proteção de recursos naturais. Enquanto continua sua colaboração de dez anos com a organização de assistência à criança Terre Des Hommes no estado indiano de Uttar Pradesh, a Dachser está ampliando seu compromisso social com novos projetos regionais no Brasil, na Índia, no Nepal, e na Namíbia. Nos próximos cinco anos, a provedora de logística investirá mais de 1.1 milhões de Euros em projetos de assistência local para trazer melhorias duradouras para a vida das pessoas ao ajudá-las a ajudarem a si mesmas.

“A logística aproxima pessoas, mercados e produção. Como uma empresa global, é nossa responsabilidade defender intensamente as condições de vida daqueles que não usufruem dos benefícios da globalização,” explica Bernhard Simon, CEO da Dachser.  “É preciso paciência e perspectiva a longo prazo para termos um impacto sustentável. É por isso que nós continuamos a apoiar o trabalho dos nossos parceiros, da Terre des Hommes, nos projetos na Índia enquanto também trabalhamos em outros países e continentes.”

De educação à sustentabilidade – Os resultados dos projetos mostram que houve, na última década, uma melhoria permanente nas condições de vida de crianças e adolescentes de 136 vilarejos em áreas carentes do estado de Uttar Pradesh, no norte indiano.

  • Quase 17.000 crianças e mulheres foram educadas sobre seus direitos e receberam assistência para reivindicá-los ativamente na sociedade democrática indiana.
  • Mais de 15.300 crianças foram beneficiadas pela educação básica. Mais ou menos 60 porcento delas frequentaram escolas públicas ou privadas posteriormente. A evasão escolar diminuiu 40 porcento.
  • Cerca de 4.700 crianças – em sua maioria meninas – frequentaram centros de treinamento vocacional e fizeram cursos de computação e artesanato.
  • Crianças e adolescentes plantaram mais de 14.200 árvores nos locais do projeto; 117 unidades de compostagem e 112 sistemas de biogás foram instalados e 100 famílias receberam lâmpadas solares para que as crianças pudessem estudar a noite.
  • Noventa e sete escolas receberam tanques especiais de água potável e instalações sanitárias.

Atualmente, a Dachser apoia os seguintes projetos da terre des hommes em três continentes:

Brasil:

A partir do começo de 2015 até pelo menos 2017, a Dachser vai apoiar o trabalho do CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) de Limeira, uma cidade perto de São Paulo. O projeto vai atingir cerca de 500 crianças e adolescentes e busca fornecer uma saída de uma vida de crime e dependência de drogas. Juntamente com uma redução de agressividade e propensão à violência, as atividades do CEDECA irão reforçar a sensibilização das crianças para os seus direitos, incentivá-los a planejar objetivos pessoais e profissionais para o seu futuro e permitir o seu início na vida profissional.

Para conseguir isso, o CEDECA oferece trabalho educativo direto nas escolas e alternativa depois da escola, como aulas de dança, rima e futebol, bem como seminários em direitos das crianças por representantes das partes interessadas da sociedade civil e funcionários do governo, a fim de reduzir o preconceito e facilitar a cooperação entre as partes interessadas e o projeto social.

“Limeira tem a maior taxa de crianças e adolescentes que tem problemas com a lei em todo o estado de São Paulo”, diz Angel Santana, Managing Director Dachser Brasil. O projeto do CEDECA: “ O direitos das crianças de construir o futuro ” permitirá que as crianças de Limeira mudem essa situação. Nós vemos como nossa responsabilidade ajudar a desenvolver este projeto perto do nosso Escritório Regional no Brasil.”

 

Índia, Nepal:

Em Uttar Pradesh, a Dachser e suas organizações parceiras locais da terre des hommes planejam continuar seu trabalho bem sucedido até 2020. Isto inclui educação sobre direitos humanos e direitos da criança, promoção de organizações para as mulheres e para a juventude, instrução e treinamento, além da preservação e expansão de recursos naturais em 50 vilarejos. Um novo projeto será dedicado a melhorar as condições de vida dos Musahar, um grupo étnico indiano da região da fronteira com o Nepal que sofre discriminação extrema e tem dificuldades econômicas.

Acesso à água limpa, instalações sanitárias, educação e direitos das mulheres consolidados são o foco do terceiro projeto, que beneficiará três vilarejos no Nepal. Finalmente, terre des hommes ajudará jovens em Mangolpuri, uma das maiores favelas de Nova Deli, a voltarem à escola ou se tornarem profissionais qualificados através dos módulos de eLearning.

Bildung für San-Kinder und Jugendliche

Bildung für San-Kinder und Jugendliche

Namíbia:

Neste país, a terre des hommes e a Dachser estão trabalhando em um projeto conjunto que termina em 2017 para dar melhores oportunidades às crianças do povo San, também conhecido como os Bushmen. Como o grupo étnico mais antigo do sul a África, eles vivem em situação de grande pobreza nos entornos de grandes fazendas ou em favelas nos limites das pequenas cidades. O foco do trabalho deste projeto é o desenvolvimento inicial e apoio contínuo a assiduidade dos alunos da escola primária. Treinamento vocacional também é oferecido, especialmente às meninas para prepará-las para trabalharem em hotéis e pousadas, mas também para ensiná-las trabalhos com artesanatos.