Dachser assegura desenvolvimento de software

Certificado de TI Corporativa em conformidade com o ISO 27001 renovado e aperfeiçoado

Segurança da informação de acordo com o DIN ISO/IEC 27001 não é um evento isolado, mas um processo de melhoria contínua. De acordo com este princípio, a Dachser não apenas organiza auditorias anuais dos seus sistemas de TI Corporativa, a empresa também está trazendo a TÜV Süd para revisar todo o seu processo de desenvolvimento de software.

Há mais de 25 anos, a Dachser conta com o desenvolvimento interno total de seus aplicativos centrais, DOMINO e OTHELLO (software de gerenciamento de serviços de transporte terrestre bem como fretes aéreos e marítimos, respectivamente), MIKADO (gerenciamento de armazenagem) e EDI (Electronic Data Interchange, ou o Intercâmbio Eletrônico de Dados). Além disso, existem as ferramentas de eLogistics baseadas na Web (incluindo aquelas para aceitação de pedidos ou rastreamento e acompanhamento). Todos estes aplicativos são desenvolvidos, instalados e atualizados em intervalos semanais na Dachser, em uma base centralizada para as filiais e parceiras. De um total de 280 funcionários da matriz em Kempten, 100 estão envolvidos no desenvolvimento de software atualmente.

“Nossos sistemas principais são altamente integrados e podem ser facilmente adaptados e refletir o “state of the art” em qualquer lugar; essa é uma proposta de comercialização única no mercado de logística”, comenta Christian von Rützen, Team Leader da Segurança de TI na Dachser. “Com o Certificado ISO 27001, nós estamos emitindo um atestado claro de eficiência, qualidade e profissionalismo nos processos operacionais, de segurança e de desenvolvimento de software.”

Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) precisa de processos de TI seguros – Dados de clientes em boas mãos: essa é a motivação por trás do Certificado ISO 27001 para o sistema central de TI da Dascher. De fato, o intercâmbio eletrônico de dados (EDI) ganhou força nos últimos anos –  e, consequentemente, as exigências de segurança de TI também. Hoje, 80 porcento de todos os pedidos na Dachser já são processados eletronicamente; mais de 13.000 clientes conectaram seus sistemas ao Dachser EDI Center e mais de 16.000 usam as ferramentas de eLogistics.

“Estas empresas sabem que suas próprias operações de supply chain globais dependem da disponibilidade constante dos sistemas de suas provedoras de logística e assim insistem em infraestrutura de segurança para orçamentos e auditorias”, esclarece von Rützen. “Considerando este meio, nós estamos em uma posição excepcional para obter o Certificado ISO 27001 completo de nosso sistema central de TI.”

A Dachser conseguiu certificação do seu departamento de TI Corporativa de acordo com o ISO 27001 em Dezembro de 2011 – uma das primeiras provedoras de logística a obtê-lo. No processo, inúmeros aspectos da segurança da informação foram examinados, como a proteção contra ciberataques, segurança de aplicativos de Internet, gestão de risco de TI, desempenho à prova de falhas, planos de emergência e regulamentação da proteção do sigilo.  Para as auditorias anuais, avanços e melhorias baseados em auditorias anteriores são integrados na avaliação.