Dados comerciais da Alemanha em março sugerem retomada da economia

As importações e as exportações alemãs subiram ligeiramente em março após caírem no mês anterior, em mais um sinal de que a maior economia da Europa está lentamente deixando para trás uma contração no final de 2012 apesar da fraqueza em seus vizinhos da zona do euro.

Dados da Agência Federal de Estatísticas nesta sexta-feira mostraram que as exportações subiram 0,5 por cento ante fevereiro, em linha com as expectativas, enquanto as importações cresceram 0,8 por cento, menos do que a expectativa de aumento de 1,5 por cento em pesquisa da Reuters.

“Essa é uma recuperação modesta da forte queda de fevereiro. No geral, os exportadores estão se segurando muito bem, o que é um tanto surpreendente devido aos problemas na zona do euro e à fase de fraqueza na economia mundial”, disse o economista sênior do Berenberg Bank Christian Schulz.

As exportações são tradicionalmente o pilar da economia alemã, mas o comércio exterior deve pesar sobre o crescimento neste ano devido à fraqueza na zona d euro, para onde a Alemanha envia 40 por cento de seus embarques.

Os detalhes dos dados não ajustados sazonalmente mostram que as exportações para a zona do euro caíram 7 por cento em março ante o mesmo período do ano passado, enquanto as exportações para países de fora da Europa recuaram 2,6 por cento.

Economistas alertaram que o cenário para as exportações não é brilhante e disseram que a Alemanha terá que contar mais com os gastos do consumidor, em meio a um robusto mercado de trabalho e altas salariais, para dar suporte ao crescimento neste ano.

A economia alemã cresceu durante os primeiros anos da crise da zona do euro, mas perdeu força no ano passado, com a fraqueza no comércio exterior e uma falta de investimentos levando a uma contração de 0,6 por cento no quarto trimestre.

O superávit comercial ajustado sazonalmente caiu ligeiramente para 17,6 bilhões de euros ante 17,7 bilhões em fevereiro. A expectativa era de 16,5 bilhões de euros.

Dachser intesifica ações entre os países – A Dachser anuniou recentemebte que intensificou a Rota Brasil-Alemanha e criou diferenciais exclusivos aos importadores e exportadores para o comércio entre os países.A Empresa quer aproveitar o expertise que possui na Europa para reforçar rota e comemorar o “Ano da Alemanha no Brasil”

“A Alemanha foi um dos poucos países que não sofreu tanto com a crise europeia. Queremos aproveitar esse momento e a estrutura da Dachser naquele país e facilitar o comércio internacional entre os países. Hoje o tempo de entrega de uma mercadoria é fundamental na competitividade de produtos pelo mundo”, afirma Joachim Kohl, CEO da Dachser Brasil.

A Dachser está estabelecida como uma empresa em sua terceira geração, mais de 80 anos de existência e com excelente reputação no mercado europeu. É uma das 05 maiores transportadoras na Alemanha, uma grande capilaridade, muitos armazéns e escritórios dotados de tecnologias de ponta, em todo o país, atuando em quaisquer segmentos industriais, sejam alimentos (perecíveis ou não) ou indústria pesada. A empresa, no Brasil, está apta para atender a esta demanda, fazendo se valer a porta de entrada dos produtos brasileiros a partir da Alemanha, a partir de uma rede ampla de distribuição em toda a Europa. São os mesmos padrões, processos e sistemas de informação de qualidade. Por tudo isso, a empresa consegue fornecer soluções logísticas completas em todas as etapas do transporte de importação e exportação.

O Ano da Alemanha no Brasil será comemorado entre maio de 2013 e maio de 2014.

FONTE: REUTERS BRASIL

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *