Declaração de Exportação Web será obrigatória a partir de julho

1certificado+digital+bhNovas funcionalidades apresentadas pela Receita Federal substituirão o sistema atual que será desligado no segundo semestre

A DE WEB (Declaração de Exportação Web) faz parte de um grande projeto de modernização pelo qual passa a Aduana Brasileira. Após a implementação do SICOMEX Web Importação, agora a DE sofrerá modificações iniciadas a partir do Portal Único de Exportação. Em breve, será um documento único e tudo digitalizado dentro do processo que visa dar qualidade, segurança e, principalmente, a esperada agilidade no desembaraço das mercadorias.

Outra novidade a ser apresentada diz respeito à Declaração Simplificada de Exportação (DSE), que receberá o mesmo tratamento digital.

Segundo Carlos Eduardo Assini, analista tributário da Receita Federal do Brasil, responsável pelo suporte ao processo e ao despacho aduaneiro de exportação, na Alfândega de Viracopos, as novas funcionalidades apresentadas pela Receita Federal substituirão o sistema atual (conhecido popularmente como “Grande Porte ou Cara Preta”). O ajuste será obrigatório a partir de julho. “A orientação que temos da COANA é de que partir do segundo semestre o antigo sistema será desligado”, assegurou Assini.

A operação será feita exclusivamente por Certificado Digital e a Receita Federal também recomenda que para um melhor aproveitamento o acesso ocorra através do google chrome.