Despacho Aduaneiro responde por quase 20% do custo portuário, aponta estudo*

Um estudo sobre o setor portuário foi divulgado pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Entidade foi criada em 12/12/92, e seu objetivo é o estudo e análise de informações técnicas para a apuração e comparação da carga tributária individual e dos diversos setores da economia; análise dos dados oficiais sobre os tributos cobrados no Brasil e no mundo; e estudos econômicos. A coordenação da pesquisa foi do Dr. GILBERTO LUIZ DO AMARAL, advogado tributarista.

Confira abaixo os dados, que apontou que o despacho aduaneiro responde por 17,84% do total.:

CUSTOS PORTUÁRIOS – Os custos portuários são aqueles incorridos, direta ou indiretamente, no âmbito dos portos, com a finalidade de iniciar as exportações ou concluir as operações de importação de produtos e mercadorias.

Dividem-se em:

a) custos portuários diretos: são aqueles relacionados à utilização dos equipamentos e instalações portuárias terrestres ou marítimas, embarque e desembarque de cargas, despachos aduaneiros, taxas e impostos, demurrage;

b) custos portuários indiretos: compreendem aqueles relacionados à contratação dos serviços de praticagem, rebocadores, agências marítimas, atracação e desatracação, faróis, vigias, transporte de tripulação;

Os principais custos portuários, em percentual são:

 CUSTOS PORTUÁRIOS %
AGENCIAMENTO MARÍTIMO 0,94%
ALUGUEL DE LANCHA (TRANSPORTE DA TRIPULAÇÃO) 0,58%
ATRACAÇÃO/DESATRACAÇÃO 0,63%
DEMURRAGE 18,57%
DESPACHO ADUANEIRO 17,84%
FARÓIS 0,39%
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGA EM TERMINAIS PORTUÁRIOS E RETROPORTUÁRIOS 54,44%
OUTROS** 0,84%
PRATICAGEM 2,48%
REBOCAGEM 2,97%
VIGIAS 0,32%
TOTAL 100,00%

* Os custos com despacho aduaneiro foram obtidos pela multiplicação da quantidade de exportações e importações pelo valor mínimo da tabela do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de cada região do país.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *